Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20935
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-23T16:38:05Z | - |
dc.date.available | 2012-11-23T16:38:05Z | - |
dc.date.issued | 2011-06 | - |
dc.date.submitted | 2010-11-23 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/20935 | - |
dc.description.abstract | O texto que se apresenta explora a problemática da autonomia, tal qual ela é experienciada quotidianamente nas escolas, mobilizando para o efeito alguns episódios significativos da vida escolar extraídos de algumas pesquisas empíricas em curso. A análise destes dados permitiu reflectir sobre os diferentes usos que os actores escolares dão às suas margens relativas de autonomia, fortalecendo ou limitando o processo de decisão democrática. Quatro interrogações-chave orientaram esta abordagem: i) Até que ponto a avaliação externa está a funcionar como um molde cultural na vida das escolas?; ii) De que forma as organizações escolares redefinem localmente a sua missão estratégica?; iii) Que tipos de liderança estão a ser desenvolvidos nas organizações?; iv) Em que moldes as organizações escolares têm organizado os processos pedagógicos (turmas, controlo da disciplina)? Reflectir criticamente sobre a forma como as escolas se apropriam dos processos políticos e os transformam em práticas concretas de intervenção democrática, constitui também uma forma (pedagógica) de reconhecer e devolver aos profissionais da educação um papel activo e comprometido com o processo de construção da autonomia democrática das suas escolas. | por |
dc.description.sponsorship | Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Afrontamento | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Autonomia das escolas | por |
dc.subject | Democracia e participação | por |
dc.subject | Cultura escolar | por |
dc.subject | Cultura organizacional escolar | por |
dc.title | A construção da autonomia num contexto de dependências : limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 91 | por |
oaire.citationEndPage | 109 | por |
oaire.citationTitle | Educação, Sociedade & Culturas | por |
oaire.citationVolume | 32 | por |
sdum.journal | Educação, Sociedade & Culturas | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo PDF.pdf | Artigo ESC | 383,13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |