Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20147
Título: | Processos cognitivos e resolução de problemas em alunos com elevado raciocínio numérico : diferenças entre alunos de maior e menor rendimento escolar |
Autor(es): | Almeida, António R. Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Aprendizagem da matemática Resolução de problemas em matemática Rendimento escolar Processos cognitivos |
Data: | 2011 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Revista: | Quadrante |
Resumo(s): | O rendimento escolar na disciplina de matemática serve de mote para refletir sobre os processos cognitivos implicados na resolução de problemas propostos por Polya (1981). Assim, procuramos estudar as diferenças nos processos cognitivos entre alunos com maior e menor aproveitamento na disciplina de matemática em tarefas de resolução de problemas de matemática. O estudo envolveu 30 alunos do 6º ano de escolaridade que se situaram no percentil 90 numa prova psicológica de raciocínio numérico. Estes 30 alunos foram repartidos por dois grupos diferenciados no seu rendimento escolar, um com
maior rendimento (alunos de nível 4 ou 5 na disciplina de Matemática) e outro com menor rendimento (alunos de nível 2 ou 3). As hipóteses em análise procuram identificar diferenças nos processos cognitivos
mobilizados por estes dois grupos de alunos que, embora similares ao nível do raciocínio numérico, se diferenciavam no seu rendimento escolar na disciplina de matemática. Os resultados apontam para
diferenças estatisticamente significativas nos processos cognitivos elaboração, resolução (propriamente dita) e verificação. Quando se analisou a relação entre processos verificou-se que também aqui surgiram
diferenças. No grupo de maior rendimento o processo que mais explicava a resolução era a verificação, enquanto que no grupo de menor rendimento era a planificação. Academic achievement in the discipline of mathematics gives the tone to reflect on the cognitive processes involved in problem solving proposed by Polya (1981). Thus, we discuss the differences in cognitive processes between students with higher and lower performance in the discipline of mathematics in problem-solving tasks in mathematics. The study involved 30 students from sixth grade students who were above the 90th percentile in psychological testing of numerical reasoning. These 30 students were divided into two distinct groups in academic performance, with a higher yield (students at level 4 or 5 in Mathematics) and one with the lowest income (students at level 2 or 3). The hypotheses under consideration seek to identify differences in cognitive processes mobilized by these two groups of students, although similar in terms of numerical reasoning, distinguished themselves in their academic performance in the discipline of mathematics. The results indicate statistically significant differences in cognitive processes drawing, resolution (itself ) and verification. When we analyzed the relationship between processes it was found that also here differences appeared. In the group of higher performance the cognitive process that most explained the resolution was the verification process while in the lowest income group was planning. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20147 |
ISSN: | 0872-3915 |
Versão da editora: | http://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=198933&rid=198934 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processos cognitivos.pdf | Artigo em Revista | 89 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |