Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19144

TítuloO futuro no presente: contributos do pensamento de Hans Jonas em educação para a saúde
Autor(es)Feio, Ana Goreti Oliveira
Orientador(es)Oliveira, Clara Costa
Palavras-chaveEducação
Educação para a saúde
Saúde
Tecnociência
Hans Jonas
Ética
Responsabilidade
Dignidade
Prevenção quaternária
Education
Health education
Health
Techno-science
Ethics
Responsibility
Dignity
Quaternary prevention
Data2011
Resumo(s)As enormes conquistas científico-tecnológicas do século passado arrastam, neste novo século, a humanidade para um estado de dependência tecnocientífica. Este facto, envolto numa utópica concepção de progresso e associado a um capitalismo que o financia, levanta sérios problemas à concretização dos ideais de equidade, fraternidade e, até, de humanidade, defendidos em vários documentos internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos do Homem, base das diversas Declarações da ONU sobre educação e saúde. Tornou-se, portanto, urgente, repensar e reposicionar a tecnologia, herdeira da ciência moderna, no contexto da vida humana, uma vez que ela, depois de ter tomado conta das acções, parece estar a contaminar o que o Homem tem de humano. Neste contexto, o pensamento de Hans Jonas sobre as potencialidades do agir humano e as consequências futuras que daí poderão advir, podem configurar uma poderosa base de reflexão sobre a humanidade presente e a construção da humanidade futura. Jonas propõe a necessidade de criação de uma nova ética orientada para o futuro e assente sob o princípio responsabilidade. Desta forma, perante a tecnolatrização e a secularização da sociedade, depreende-se do pensamento de Jonas, não a absolutização da autonomia mas o seu balizamento entre a dignidade e a responsabilidade, isto é, o nascimento do trinómio dignidade-autonomia-responsabilidade. O progresso tecnocientífico introduziu também alterações ao nível da saúde e, consequentemente na forma de educar para a saúde. A utilização acriticamente indiscriminada da tecnologia em saúde fez emergir novas preocupações neste campo, onde Jonas se apresenta como um autor da maior pertinência. Nesse sentido, este trabalho, que procurou articular o pensamento de Hans Jonas à educação para a saúde, abre portas em duas áreas: por um lado, a necessidade de uma educação para a saúde ao nível da emergente prevenção quaternária e, por outro, a necessidade de criação de uma quarta geração de modelos de educação para a saúde, dirigida para o futuro.
The great scientific and technological achievements of the last century have lead humankind, this century, to a state of techno-scientific dependence. This fact, enveloped in a utopian idea of progress that, associated to the capitalism that funds it, raises serious problems to the fulfilment of the ideals of equity, fraternity and even humanity, defended in several international documents, namely The Universal Declaration of Human Rights, which is the basis of the declarations of the United Nations Organization about education and health. It has become, therefore, urgent to rethink and reposition technology, heir of modern science, in the context of human life, because, once it started controlling human actions, it seems to be contaminating Man‟s very own humanity. In this context, the way of thinking of Hans Jonas about the possibilities of human action and its consequences may set a significant basis for reflection about humankind at present and the construction of the future one. Jonas suggests that there is the need for a new and future-oriented ethics that may rest upon responsibility. This way, bearing in mind the worship of technology (tecnolatrização) and the secularization of society, one may infer from Jonas‟s way of thinking, not the idea of autonomy in an absolute sense, but the setting of boundaries between dignity and responsibility, this is, the emergence of the trinomial dignity-autonomy-responsibility. The techno-scientific progress has also introduced changes in terms of health and, consequently, in terms of health education. The random and uncritical use of technology in terms of health has raised new concerns in this field where Jonas presents himself as a very relevant author. This work tried to associate Hans Jonas‟s way of thinking to health education, thus, it opens doors in two areas: on the one hand, the need for health education in terms of the emerging quaternary prevention and, on the other hand, it sets the need for the creation of a fourth generation of models of health education that are future-oriented.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Educação para a Saúde)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19144
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Goreti Oliveira Feio.pdfDissertação de Mestrado845,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID