Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18801
Título: | Envolvimento da família na educação de infância: algumas potencialidades |
Autor(es): | Fernandes, Marta Liliana Pereira |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Criança Envolvimento dos pais Comunicação Clima de apoio Interacções Creche Jardim-de-infância Child Parent involvement Communication Supportive climate Interaction Daycare center Kindergarten |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Este trabalho apresenta o trajecto percorrido ao longo do processo de intervenção ao nível do Envolvimento Parental, em creche e em jardim-de-infância, tendo como objectivo promover a participação dos pais através da criação e desenvolvimento de um clima de apoio e da
sensibilização e promoção de práticas de leitura precoces.
Neste sentido, este trabalho apresenta e explicita as diferentes estratégias utilizadas para
melhorar a comunicação e favorecer a participação dos pais nos dois contextos.
Neste processo de intervenção procurei compreender e conhecer as relações que se
estabelecem entre Família e Creche/Jardim-de-Infância e a influência que o envolvimento dos
pais exerce sobre as crianças.
O processo levado a cabo permitiu extrair algumas conclusões. Ao longo do processo e nas
fases finais revelou-se a importância de apoiar e suportar oportunidades para criar interacções
de qualidade entre todos os elementos da comunidade educativa e descobrem-se alguns
indicadores da sua influência, nomeadamente ao nível da motivação e empenhamento revelados
pelas crianças nas actividades da sala, com impacto nas aprendizagens construídas. Por sua
vez, os pais puderam compreender que o jardim-de-infância é um contexto que promove a
aprendizagem activa e a interacção social e puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela
educadora e pela Instituição. A educadora e a Instituição também beneficiaram desse
envolvimento, sentindo que o seu trabalho é valorizado e passando a receber o apoio dos pais no
trabalho desenvolvido na sala e na Instituição. This paper presents the path followed through the process of intervention at the level of parental involvement in daycare center and kindergarten, aiming to promote the parents participation through the creation and development of a climate of support and awareness and promote early reading practices. Thus, this work presents and explains the different strategies used to improve communication and encourage parents participation in two contexts. In the process of intervention sought to understand and know the relationships established between family and daycare center/kindergarten and the influence that parental involvement has on children. The process carried out allowed to withdraw some conclusions. Throughout the process and the final phases revealed the importance of supporting opportunities to create and support quality interactions between all elements of the educational community and find out some indicators of its influence, particularly in terms of motivation and commitment shown by the children activities in the room, built with an impact on learning. In turn, the parents could understand that the daycare center/kindergarten are contexts that promote active learning and social interaction and could see the work of the educator and the Institution. The educator and the Institution also benefited from this involvement, feeling that their work is valued and starting to receive the support of parents in the classroom and work at the Institution. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18801 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marta Liliana Pereira Fernandes.pdf | 713,28 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |