Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18799

TítuloA formação em contexto municipal : um contributo para uma política integrada de educação - formação
Autor(es)Veloso, Rui Agostinho Gonçalves
Orientador(es)Silva, Manuel António Ferreira da
Data2011
Resumo(s)O mundo globalizado imprime aceleradas mudanças às realidades sociais e económicas, movidas pela permanente adaptação aos desafios que uma economia aberta e mundializada desencadeia. Nesse sentido, evidenciam-se as assimetrias que caracterizam a Europa e o mundo e, por isso, também a Administração Local enfrenta novos desafios face à desconcentração e descentralização das atribuições e competências em várias áreas operacionais, assumindo um papel estratégico nas respostas de proximidade à prossecução do interesse público. Nesse sentido, os Municípios são actores privilegiados para essa actuação, porquanto dispõem de recursos humanos altamente qualificados para a prossecução das suas atribuições e para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar de planeamento, gestão e controlo, subsidiário de uma qualquer estratégia política integrada de intervenção no território que administra. Importa, assim, o reconhecimento e a atribuição do valor e atenção que lhes é devida, pois configuram-se como factor-chave de resposta de proximidade à complexidade dos novos desafios, onde o conhecimento é convocado e, consequentemente, o sucesso alcança impactes de desenvolvimento certamente mais sustentados. Este relatório de estágio (que também constitui um trabalho de investigação), sustentado em várias perspectivas teóricas que tocam as várias dimensões que se entrelaçam numa qualquer política integrada de educação/formação, visa obter inferências sobre as percepções dos actores dos vários níveis hierárquicos do Município, nomeadamente sobre as profundas alterações nos processos de trabalho provocadas pela evolução das novas tecnologias de informação e comunicação e normativos legais, quer sobre o lugar e o papel que a educação/formação tem no seio da organização, nomeadamente como instrumento estratégico de gestão de recursos humanos, sob uma pressão normativa para a racionalização dos efectivos e sem prejuízo da eficiência e eficácia dos serviços prestados. Os resultados deste estudo revelaram, por um lado, percepções de práticas formativas de dominação reiterada, de mera reciclagem, actualização, adaptação e aperfeiçoamento numa lógica de especialização para a realização de trabalho prescrito, evidenciando também a exclusão dos menos qualificados. Por outro lado, sustenta a reivindicação à adopção de uma política integrada de educação/formação que convoque, para o efeito, a efectivação da estruturação do serviço interno de formação segundo uma lógica de ruptura com o tradicional “Modelo Sistémico Geral da Actividade de Formação”, que potencie a livre escolha de percursos formativos com suporte na motivação e a credibilidade dos trabalhadores.
A global world leads to quick changes concerning social and economic realities, caused by permanent adjustment to challenges brought by an open and global economy. Therefore one can notice the differences that characterize Europe and the world and for that reason Local Administration also faces new challenges in view of the devolution and decentralization of power and abilities concerning many operational areas, taking on a strategical role in close response to the pursuit of public interest. Therefore municipalities play an important role in that context since they have high quality human resources to deal with power and to develop an interdisciplinary work of planning, managing and control, supporting any strategical integrated politics of field intervention. Appreciation and attention are important because they are the key points concerning a close response to the complexity of new challenges in which knowledge is needed and consequently the success matches with a well-balanced development. This report (which is also a research paper) is based on several perspectives related to the different dimensions that get mixed in any integrated politics of Education/Training, and aims to get conclusions about the perceptions of the actors of different hierarchical ranks of the municipality, mainly those related to the deep changes in the work processes caused by the evolution of new information and communication technologies and legal rules, concerning the place and role that Education/Training has in the heart of an organization, mainly as strategical instrument of managing human resources, under rule pressure to rationalize staff without damaging the efficiency and the efficacy of the services provided. On the one hand, the results of this study have shown perceptions of repeated training, mere recycling, updating, adjustment and improvement having in mind the specialization to perform assigned tasks, bringing forward the exclusion of the less qualified. On the other hand, they support the demand for choosing an integrated politics of education/training which calls for real constitution of internal training service and puts an end to the traditional “Global Systemic Training Model”, leading to the free choice of training pathways based on the workers’ motivation and credibility.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação,Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18799
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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