Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18331
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carrão, Eduardo Vitor Miranda | - |
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.contributor.author | Pereira, Rosilene | - |
dc.date.accessioned | 2012-04-03T09:41:41Z | - |
dc.date.available | 2012-04-03T09:41:41Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.isbn | 972-8746-13-05 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/18331 | - |
dc.description | Citação bibliográfica: Carrão, Eduardo, SILVA, Bento & Pereira, Rosilene (2005). A formação do professor do ensino fundamental e a informática educativa: cidadania e o analfabetismo digital. In Paulo Dias & Varela de Freitas (cords.), Actas do IV Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2005. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, pp. 551-559. (ISBN: 972-8746-13-05) | por |
dc.description.abstract | Pretende-se analisar a problemática da informática educativa na sua inserção cotidiana na sala de aula, onde o planejamento e disseminação de projetos de aulas usando softwares educativos e informática em geral com “exemplos” possam ser refeitos e adaptados as mais diversas condições pelos próprios professores. Num primeiro momento, relatamos os resultados do levantamento da formação e conhecimentos prévios sobre a informática em geral dos alunos do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Em seguida, abordamos aspectos relevantes e possíveis que podem contribuir para a formação dos alunos de um curso de pedagogia e reciclagem de professores atuantes. Seguindo nesta linha, ressaltamos que no ambiente escolar público são adquiridos laboratórios e montadas salas de informática, mas que há pouca preocupação com a opinião do professor, sua preparação e do uso diário que este faz da informática. Também, o reduzido enfoque que os cursos de pedagogia, voltados para a formação do professor de ensino fundamental, dedicam a informática em geral e educativa, suas carências acadêmicas e de formação, e propomos, preliminarmente, alguns aspectos a serem considerados e explorações que deveriam nortear a formação do professor e do pedagogo no que tange a informática em geral e a informática educativa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | A formação do professor do ensino fundamental e a informática educativa : cidadania e o analfabetismo digital | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 551 | por |
oaire.citationEndPage | 559 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | IV Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2005 | por |
sdum.conferencePublication | IV Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2005 | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formação do professor do ensino fundamental e a informática educativa cidadania e o analfabetismo digital.pdf | 219,81 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |