Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/17468
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lourenço, Paulo B. | - |
dc.contributor.advisor | Beira, Eduardo | - |
dc.contributor.author | Paulino, Ricardo Filipe de Castro Paupério e Silva | - |
dc.date.accessioned | 2012-02-27T15:03:01Z | - |
dc.date.available | 2012-02-27T15:03:01Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/17468 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a Linha Ferroviária do Tua no troço Tua-Mirandela, numa perspetiva histórica associada à sua construção incluindo ainda o levantamento do património construído. O trabalho tem como objetivo central o levantamento de património das estações e apeadeiros ao longo do troço Tua-Mirandela. Inclui-se ainda neste trabalho o levantamento de outras ocorrências próprias (azenhas, moinhos, casas) na área de incidência direta do espelho de água que irão ser submersas /desmontadas como consequência da construção da barragem do Tua. É também intenção deste trabalho dar a conhecer a tipologia utilizada na construção das estações e apeadeiros nesta região, enunciando as vantagens apresentadas quer a nível financeiro quer a nível sociocultural. O trabalho discute ainda brevemente a estabilidade das estações e apeadeiros, que pode ser abordada através de um processo rápido e simples por meio de um conjunto de índices. O trabalho tem como base uma abordagem geométrica simplificada, tendo que deve ser encarada apenas de forma indicativa. O trabalho termina com algumas breves reflexões sobre o efeito da construção da barragem do Tua no património construído, das novas oportunidades económicas e sociais que poderão ser abertas para a região transmontana, e sobre a importância da conservação do património construído, tendo em vista também o turismo, apresentando sugestões no sentido de melhorar e completar este trabalho, para desenvolvimento de trabalhos futuros. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Caminho-de-ferro | por |
dc.subject | Linha do Tua | por |
dc.subject | Tua-Mirandela | por |
dc.subject | Património construído | por |
dc.subject | Submergir/Desmontar | por |
dc.subject | Tipologia | por |
dc.title | A linha do Tua : história, construção e levantamentos | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 625.1/.5(469) | - |
dc.subject.udc | 656.2(469) | - |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ISISE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Ricardo_Paulino_FINAL.pdf | 9,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |