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https://hdl.handle.net/1822/15416
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Fernando Ilídio | - |
dc.contributor.author | Antunes, Maria Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2011-12-19T12:53:29Z | - |
dc.date.available | 2011-12-19T12:53:29Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.issn | 1138-1663 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/15416 | - |
dc.description.abstract | A “Escola a Tempo Inteiro” é um Programa do Ministério da Educação (ME) iniciado em 2006 com o objectivo, entre outros, de “dar resposta às necessidades das famílias”, através do aumento do tempo de permanência dos alunos na escola. Para a concretização do Programa, o ME estabeleceu parcerias com os Municípios e os Agrupamentos de Escolas e criou “Actividades de Enriquecimento Curricular”. Esta medida de política educativa obedeceu a um modelo definido centralmente pelo ME, através de vários normativos legais que vão desde o financiamento até às orientações programáticas dessas actividades, como o Inglês, a Música e a Actividade Física e Desportiva. Apesar da tendencial uniformidade, o Programa permitiu alguma diversidade nos modos de organização, dependendo estes, em grande medida, dos tipos de contratualização estabelecidos entre os Municípios e os Agrupamentos de Escolas e outras entidades locais para a realização das referidas actividades. Nesta comunicação apresentam-se resultados de uma investigação realizada no âmbito de um Mestrado concluído em 2010 e que estão na origem de um projecto de doutoramento em curso na Universidade do Minho. Os resultados da referida investigação dão conta das formas de concretização do Programa e do modo como se conciliam as necessidades das famílias e as necessidades das crianças, com recurso a metodologias de investigação que permitiram captar as perspectivas das próprias crianças. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Modos de contratualização e de organização do programa "Escola a Tempo Inteiro": as necessidades das famílias e as necessidades das crianças | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 897 | por |
oaire.citationEndPage | 905 | por |
oaire.citationTitle | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía | por |
sdum.conferencePublication | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
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