Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14797
Título: | O conhecimento dos significados de fracção de professores do 1.º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Cardoso, Paula Mamede, Ema |
Palavras-chave: | Significados de fracção Conhecimento do professor Professor do 1.º ciclo |
Data: | Set-2011 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Resumo(s): | Este artigo descreve um estudo com oito professores do 1.º ciclo que pretende conhecer que conceito de fracção e seus significados possuem estes professores. Procurou-se então responder às seguintes questões: 1) Que conhecimento possuem os professores dos diferentes significados de fracção? 2) Que conhecimento didáctico possuem os professores sobre estes significados? Conduziram-se entrevistas semi-estruturadas a oito professores do 1.º ciclo de escolas em que o novo Programa está em funcionamento experimental. Os resultados revelaram que os professores possuem uma deficiente concepção de fracção e um limitado conhecimento do novo Programa. A maioria dos professores afirma que no 1.º ciclo só são abordados os significados parte-todo e operador, sendo o significado quociente desconhecido pela maioria dos entrevistados. A selecção das tarefas para a sala de aula é feita tendo em conta, não o grau de dificuldade do significado em que a fracção é usada, mas apenas a magnitude dos números envolvidos no problema. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14797 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
XXII SIEM Cardoso & Mamede.pdf | Documento principal | 180,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |