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https://hdl.handle.net/1822/14703
Título: | Ver para aprender com o Google Earth |
Autor(es): | Freitas, Elisabete Maria Pacheco de |
Orientador(es): | Machado, Maria José Alves da Silva |
Palavras-chave: | Visualização Formas de relevo Google earth Ambiente de aprendizagem significativa Crianças Construção de conhecimento Visualization Landforms Google earth Meaningful learning environment Children Knowledge construction |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Estando os nossos alunos habituados a conviver fora da Escola com meios tecnológicos, como
televisão, computador, telemóvel e muitos outros, onde o processo de comunicação se desencadeia
sobretudo através da imagem, optamos neste projecto por aproximar a sala de aula da vida quotidiana
destes alunos.
Neste sentido, e para a aprendizagem dos elementos básicos do Meio Físico envolvente
(Formas de Relevo), através da sua visualização, criamos o Microworld “Caça às Formas de Relevo”,
respeitando as características de um ambiente de aprendizagem significativa, onde o Google Earth
serviu de apoio/parceria para a construção destes conceitos.
A metodologia escolhida foi o estudo de caso, levado a cabo com um grupo de alunos do 2º
ano de escolaridade, sendo o método da recolha de dados a observação participante, os artefactos
físicos e as entrevistas.
Os resultados obtidos levam-nos a acreditar que programas como o Google Earth ao
providenciar/servir de apoio à visualização de conceitos “deu-lhes vida”, sendo o conhecimento
construído neste ambiente significativo, pessoal e presumivelmente perdurável, uma vez que os alunos
tomaram, em certa medida, as rédeas da sua aprendizagem. Nowadays, our students use on a daily bases, technological devices such as: television, computers, mobile phones among many others, where the process of communication is made essentially through images. Having these facts in mind, we decided to bring to the School a new pedagogical environment. In order to learn the basics of the Physical Environment (Landforms), through its visualization, it has been created a Microworld “Hunting Landforms”, respecting the characteristics of a meaningful learning environment, where Google Earth became a tool for the construction of these concepts. This case study was conducted with a group of 2nd grade students, where the data-collecting method was observation, physical artefacts and interviews. Through the results, we believe that Google Earth by providing/serving support to the visualization of these concepts “gave them life”. This way, knowledge was constructed in a meaningful and personal environment , probably providing a long-lasting knowledge acquisition due to the fact that students where in charge of their own learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14703 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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