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https://hdl.handle.net/1822/14703
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Machado, Maria José Alves da Silva | - |
dc.contributor.author | Freitas, Elisabete Maria Pacheco de | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-30T14:44:11Z | - |
dc.date.available | 2011-11-30T14:44:11Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.date.submitted | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/14703 | - |
dc.description | Dissertação mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.description.abstract | Estando os nossos alunos habituados a conviver fora da Escola com meios tecnológicos, como televisão, computador, telemóvel e muitos outros, onde o processo de comunicação se desencadeia sobretudo através da imagem, optamos neste projecto por aproximar a sala de aula da vida quotidiana destes alunos. Neste sentido, e para a aprendizagem dos elementos básicos do Meio Físico envolvente (Formas de Relevo), através da sua visualização, criamos o Microworld “Caça às Formas de Relevo”, respeitando as características de um ambiente de aprendizagem significativa, onde o Google Earth serviu de apoio/parceria para a construção destes conceitos. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, levado a cabo com um grupo de alunos do 2º ano de escolaridade, sendo o método da recolha de dados a observação participante, os artefactos físicos e as entrevistas. Os resultados obtidos levam-nos a acreditar que programas como o Google Earth ao providenciar/servir de apoio à visualização de conceitos “deu-lhes vida”, sendo o conhecimento construído neste ambiente significativo, pessoal e presumivelmente perdurável, uma vez que os alunos tomaram, em certa medida, as rédeas da sua aprendizagem. | por |
dc.description.abstract | Nowadays, our students use on a daily bases, technological devices such as: television, computers, mobile phones among many others, where the process of communication is made essentially through images. Having these facts in mind, we decided to bring to the School a new pedagogical environment. In order to learn the basics of the Physical Environment (Landforms), through its visualization, it has been created a Microworld “Hunting Landforms”, respecting the characteristics of a meaningful learning environment, where Google Earth became a tool for the construction of these concepts. This case study was conducted with a group of 2nd grade students, where the data-collecting method was observation, physical artefacts and interviews. Through the results, we believe that Google Earth by providing/serving support to the visualization of these concepts “gave them life”. This way, knowledge was constructed in a meaningful and personal environment , probably providing a long-lasting knowledge acquisition due to the fact that students where in charge of their own learning. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Visualização | por |
dc.subject | Formas de relevo | por |
dc.subject | Google earth | por |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Construção de conhecimento | por |
dc.subject | Visualization | por |
dc.subject | Landforms | por |
dc.subject | Google earth | por |
dc.subject | Meaningful learning environment | por |
dc.subject | Children | por |
dc.subject | Knowledge construction | por |
dc.title | Ver para aprender com o Google Earth | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 371.68 | por |
dc.subject.udc | 681.324 | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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