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https://hdl.handle.net/1822/13753
Título: | A gestão curricular intermédia como impulsionadora de sucesso escolar : um caso em estudo no 2.º Ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Azevedo, Olinda Maria Silva |
Orientador(es): | Viana, Isabel Carvalho |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O núcleo da nossa investigação incide na acção da gestão curricular intermédia como
impulsora do sucesso escolar no 2.º CEB. Esta, numa perspectiva interpretativa e crítica, procura
desvendar as práticas da gestão curricular intermédia adequadas, assim como a acção dos
responsáveis que operacionalizam nos contextos, todo um conjunto de orientações programáticas
emanadas do Currículo Nacional, enquadrada na especificidade interventiva das práticas
pedagógicas.
Introduzimos uma reflexão em torno da situação actual da escola como organização e espaço
de tomada de decisões, onde estes agentes, muitas vezes, se confrontam com a rigidez de
diplomas legais que teimam em definir e limitar a sua acção. Estes promotores das práticas
pedagógicas encontram-se, deste modo, confrontados com um currículo nacional oriundo da
Administração Central, o qual impõe à escola todo um conjunto de constrangimentos a dificultar a
adaptação adequada do currículo à singularidade da escola.
Na senda deste enquadramento, adoptamos como contexto empírico do nosso estudo um
Agrupamento de Escolas pertencente ao distrito de Braga. Apoiado nos procedimentos de análise
de Bardin (2008), este estudo contempla uma análise documental e de conteúdo, produzida em
torno dos dados recolhidos junto dos órgãos de coordenação e supervisão pedagógica e orientação
educativa, nomeadamente o Projecto Educativo e o Projecto Curricular do Agrupamento, enquanto
documentos orientadores da acção educativa e a aplicação de questionários aos Directores de
Turma, ao Conselho Pedagógico e aos Coordenadores de Departamento Curricular. Assim, o nosso
estudo insere-se numa metodologia de cariz qualitativo, com uma abordagem quantitativa, numa
lógica de “estudo de caso” num caso em estudo onde se privilegia o método descritivo e
interpretativo.
Mediante os dados recolhidos através dos diversos instrumentos, seguindo os princípios de
Bogdan & Biklen (1994), parece-nos pertinente salientar que a participação activa traduz o
envolvimento e conhecimento generalizado dos documentos orientadores da acção educativa, tal
como a prossecução das suas finalidades enquanto resultado de um trabalho interactivo entre
pares e não de um processo isolado. Percebemos que o currículo é monitorizado através da
supervisão, colaboração, coordenação e liderança. Destacamos a realização de actividades em sala
de estudo, apoio pedagógico acrescido e actividades de enriquecimento curricular como medidas
que surtem efeito positivo no sucesso escolar dos alunos, em si geradoras de inclusão.
Analisamos também constrangimentos e potencialidades que limitam ou possibilitam práticas
de gestão curricular intermédia orientadas para o sucesso escolar, sem esquecer o conceito de
gestão curricular intermédia no quadro de acção do desenvolvimento curricular. This study focuses on intermediate curricular management at a transitional as promoter of academic success in the second cycle of the Portuguese compulsory education system. Furthermore we aim to critically analyze intermediate curricular management procedures, as well as decision makers’ strategies regarding the National Curriculum guidelines and its effects on the specific pedagogical practices. Considering the current status of the School as an organization and seat of decision making, we realize that the agents involved are often confronted with rigid legal diplomas, which outline and limit their scope of action. The National Curriculum, put forth by the Central Administration, imposes upon the school a whole set of constraints hampering the curricular adaptation to the uniqueness of the school reality. Within this framework, we considered the empirical context of this study a School Cluster located in the municipality of Braga. Supported in Bardin’s analysis procedures (2008) this study comprises content analysis produced from data provided by school pedagogic coordination and supervision bodies, namely the School Cluster Educational and Curricular Projects while documents containing guidelines regarding the educational practice, and questionnaires addressed to form teachers, Pedagogical Board and Coordinators of the Curricular Departments. Thus, the present study case is a qualitative study which has followed a quantitative approach thereby adopting a “case study” methodology which follows a descriptive and interpretative method. Using the data collected via the different instruments according to the Bogdan & Biklen’s principles (1994) it seems pertinent to note that active input reflects involvement and widespread knowledge of the above mentioned documents, i.e. the pursuit of its aims as result of peer interactive work and not as an isolated process. We realized that the curriculum is monitored through supervision and teamwork, coordination and leadership. We highlight the implementation of activities in the study support room, additional pedagogical support and several of curriculum enrichment activities, all of which have had positive effects on pupils’ school results and, per se, are promoters of inclusion. Moreover we analyzed the constraints and potentialities which limit or enable intermediate curricular management focussed on academic success, not overlooking to frame the concept of intermediate curricular management within the curricular development context. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13753 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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