Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13753

TítuloA gestão curricular intermédia como impulsionadora de sucesso escolar : um caso em estudo no 2.º Ciclo do ensino básico
Autor(es)Azevedo, Olinda Maria Silva
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Data2011
Resumo(s)O núcleo da nossa investigação incide na acção da gestão curricular intermédia como impulsora do sucesso escolar no 2.º CEB. Esta, numa perspectiva interpretativa e crítica, procura desvendar as práticas da gestão curricular intermédia adequadas, assim como a acção dos responsáveis que operacionalizam nos contextos, todo um conjunto de orientações programáticas emanadas do Currículo Nacional, enquadrada na especificidade interventiva das práticas pedagógicas. Introduzimos uma reflexão em torno da situação actual da escola como organização e espaço de tomada de decisões, onde estes agentes, muitas vezes, se confrontam com a rigidez de diplomas legais que teimam em definir e limitar a sua acção. Estes promotores das práticas pedagógicas encontram-se, deste modo, confrontados com um currículo nacional oriundo da Administração Central, o qual impõe à escola todo um conjunto de constrangimentos a dificultar a adaptação adequada do currículo à singularidade da escola. Na senda deste enquadramento, adoptamos como contexto empírico do nosso estudo um Agrupamento de Escolas pertencente ao distrito de Braga. Apoiado nos procedimentos de análise de Bardin (2008), este estudo contempla uma análise documental e de conteúdo, produzida em torno dos dados recolhidos junto dos órgãos de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa, nomeadamente o Projecto Educativo e o Projecto Curricular do Agrupamento, enquanto documentos orientadores da acção educativa e a aplicação de questionários aos Directores de Turma, ao Conselho Pedagógico e aos Coordenadores de Departamento Curricular. Assim, o nosso estudo insere-se numa metodologia de cariz qualitativo, com uma abordagem quantitativa, numa lógica de “estudo de caso” num caso em estudo onde se privilegia o método descritivo e interpretativo. Mediante os dados recolhidos através dos diversos instrumentos, seguindo os princípios de Bogdan & Biklen (1994), parece-nos pertinente salientar que a participação activa traduz o envolvimento e conhecimento generalizado dos documentos orientadores da acção educativa, tal como a prossecução das suas finalidades enquanto resultado de um trabalho interactivo entre pares e não de um processo isolado. Percebemos que o currículo é monitorizado através da supervisão, colaboração, coordenação e liderança. Destacamos a realização de actividades em sala de estudo, apoio pedagógico acrescido e actividades de enriquecimento curricular como medidas que surtem efeito positivo no sucesso escolar dos alunos, em si geradoras de inclusão. Analisamos também constrangimentos e potencialidades que limitam ou possibilitam práticas de gestão curricular intermédia orientadas para o sucesso escolar, sem esquecer o conceito de gestão curricular intermédia no quadro de acção do desenvolvimento curricular.
This study focuses on intermediate curricular management at a transitional as promoter of academic success in the second cycle of the Portuguese compulsory education system. Furthermore we aim to critically analyze intermediate curricular management procedures, as well as decision makers’ strategies regarding the National Curriculum guidelines and its effects on the specific pedagogical practices. Considering the current status of the School as an organization and seat of decision making, we realize that the agents involved are often confronted with rigid legal diplomas, which outline and limit their scope of action. The National Curriculum, put forth by the Central Administration, imposes upon the school a whole set of constraints hampering the curricular adaptation to the uniqueness of the school reality. Within this framework, we considered the empirical context of this study a School Cluster located in the municipality of Braga. Supported in Bardin’s analysis procedures (2008) this study comprises content analysis produced from data provided by school pedagogic coordination and supervision bodies, namely the School Cluster Educational and Curricular Projects while documents containing guidelines regarding the educational practice, and questionnaires addressed to form teachers, Pedagogical Board and Coordinators of the Curricular Departments. Thus, the present study case is a qualitative study which has followed a quantitative approach thereby adopting a “case study” methodology which follows a descriptive and interpretative method. Using the data collected via the different instruments according to the Bogdan & Biklen’s principles (1994) it seems pertinent to note that active input reflects involvement and widespread knowledge of the above mentioned documents, i.e. the pursuit of its aims as result of peer interactive work and not as an isolated process. We realized that the curriculum is monitored through supervision and teamwork, coordination and leadership. We highlight the implementation of activities in the study support room, additional pedagogical support and several of curriculum enrichment activities, all of which have had positive effects on pupils’ school results and, per se, are promoters of inclusion. Moreover we analyzed the constraints and potentialities which limit or enable intermediate curricular management focussed on academic success, not overlooking to frame the concept of intermediate curricular management within the curricular development context.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13753
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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