Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13250
Título: | A cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesa |
Autor(es): | Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Escola e comunidade Cultura escolar Cultura organizacional escolar Estudo de caso |
Data: | 15-Jul-2011 |
Editora: | Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) |
Revista: | Revista Ibero-Americana de Educação |
Resumo(s): | O texto aprofunda uma das dimensões mais significativas do processo de construção da cultura da escola: as relações com a comunidade local. Tomando como referência uma metodologia predominantemente qualitativa e a configuração do método de estudo de caso, desenvolvemos numa mesma instituição educativa portuguesa três pesquisas que integraram, respectivamente, a dissertação de mestrado, a tese de doutoramento e uma monografia da instituição. Estes três momentos de investigação permitiram realizar uma abordagem evolutiva dos cem anos de vida de um antigo Liceu, pondo em destaque os momentos e os factores mais significativos na construção da cultura organizacional escolar. Os factores comunitários revelaram-se centrais, tanto mais que a sua influência sobre as dinâmicas escolares variava em função das orientações políticas e sócio-culturais de cada época. A partir de um conjunto diversificado de dados empíricos recolhidos, procuramos reconstituir evolutivamente os sentidos e os itinerários da relação escola-comunidade, com especial destaque para a problematização da função dos meios de comunicação social, para as relações de poder da autarquia, para dinâmicas dos pais e encarregados de educação e para o papel das instituições representativas dos interesses sociais, económicos e culturais representativos da comunidade. A identificação dos momentos e dos contextos de maior ou menor abertura da instituição ao meio local tornou-se numa vertente fundamental para a compreensão dos traços culturais e identitários historicamente sedimentados nesta instituição escolar. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13250 |
ISSN: | 1681-5653 |
Versão da editora: | http://www.rieoei.org/index.php |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RIE artigo.pdf | Artigo completo | 542,8 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |