Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13250
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | - |
dc.date.accessioned | 2011-08-01T17:15:25Z | - |
dc.date.available | 2011-08-01T17:15:25Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-15 | - |
dc.date.submitted | 2010-05-10 | - |
dc.identifier.issn | 1681-5653 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/13250 | - |
dc.description.abstract | O texto aprofunda uma das dimensões mais significativas do processo de construção da cultura da escola: as relações com a comunidade local. Tomando como referência uma metodologia predominantemente qualitativa e a configuração do método de estudo de caso, desenvolvemos numa mesma instituição educativa portuguesa três pesquisas que integraram, respectivamente, a dissertação de mestrado, a tese de doutoramento e uma monografia da instituição. Estes três momentos de investigação permitiram realizar uma abordagem evolutiva dos cem anos de vida de um antigo Liceu, pondo em destaque os momentos e os factores mais significativos na construção da cultura organizacional escolar. Os factores comunitários revelaram-se centrais, tanto mais que a sua influência sobre as dinâmicas escolares variava em função das orientações políticas e sócio-culturais de cada época. A partir de um conjunto diversificado de dados empíricos recolhidos, procuramos reconstituir evolutivamente os sentidos e os itinerários da relação escola-comunidade, com especial destaque para a problematização da função dos meios de comunicação social, para as relações de poder da autarquia, para dinâmicas dos pais e encarregados de educação e para o papel das instituições representativas dos interesses sociais, económicos e culturais representativos da comunidade. A identificação dos momentos e dos contextos de maior ou menor abertura da instituição ao meio local tornou-se numa vertente fundamental para a compreensão dos traços culturais e identitários historicamente sedimentados nesta instituição escolar. | por |
dc.description.sponsorship | Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Escola e comunidade | por |
dc.subject | Cultura escolar | por |
dc.subject | Cultura organizacional escolar | por |
dc.subject | Estudo de caso | por |
dc.title | A cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesa | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.rieoei.org/index.php | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 13 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationTitle | Revista Ibero-Americana de Educação | por |
oaire.citationVolume | 56 | por |
sdum.journal | Revista Ibero-Americana de Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RIE artigo.pdf | Artigo completo | 542,8 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |