Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13230
Título: | A imaginação nos braços de Vénus de Milo |
Autor(es): | Araújo, Alberto Filipe Guimarães, Armando Rui |
Palavras-chave: | Filosofia Ensino Pedagogia Imaginação Didáctica da filosofia Ensinar a filosofar Philosophie Enseignement Pédagogie Imagination Didactique de la philosophie Enseigner à philosopher Philosophy Teaching Pedagogy Philosophy didactics Teaching to philosophize |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidade de Coimbra. Imprensa |
Revista: | Revista Portuguesa de Pedagogia. Extra-série |
Resumo(s): | A partir de textos de João Boavida sobre a didáctica da filosofia, reconhecemos o seu valor, a importância e a razoabilidade dos seus comentários e propostas para tornar o «ensinar a filosofar» uma actividade não só verdadeiramente filosófica como pedagogicamente rica e entusiasmante. Como proposta e reforço das suas reflexões, consideramos que uma abordagem do «ensinar a filosofar» através da recuperação da imaginação na actividade filosófica pode ser uma das vias mais poderosas e eficazes À partir des textes de João Boavida sur la didactique de la philosophie, nous reconnaissons non seulement son importance et sa pertinence mais aussi la juste mesure de ses commentaires et de ses suggestions afin qu´«enseigner à philosopher» devienne une activité réellement philosophique mais aussi enrichissante et enthousiasmante du point de vue pédagogique. En allant outre les suggestion et la réflexion avancée par l´auteur dans son oeuvre, nous considérons qu´une approche de cet «enseigner à philosopher» qui passe par la récupération de l´imagination dans l´activité philosophique peut être envisagée comme un des moyens des plus puissants et des plus efficaces pour mieux affirmer la didactique de la philosophie Taking as a starting point some texts of João Boavida on the didacticas of philosophy, we acknowledge the value, importance and reasonability of his arguments and proposals. These arguments and proposals are intended to make the «teaching to philosophize» not only truly philosophical but also pedagogically enticing, rich and enthralling. As a further proposal and reinforcement of his reflections, we consider that an approach to the «teaching to philosophize» that is powerful and efficient is by the use of imagination in the philosophical activity |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13230 |
ISSN: | 0870-418 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A imaginação nos Braços de Vénus de Milo.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |