Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13230

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipe-
dc.contributor.authorGuimarães, Armando Rui-
dc.date.accessioned2011-08-01T10:50:55Z-
dc.date.available2011-08-01T10:50:55Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn0870-418por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/13230-
dc.description.abstractA partir de textos de João Boavida sobre a didáctica da filosofia, reconhecemos o seu valor, a importância e a razoabilidade dos seus comentários e propostas para tornar o «ensinar a filosofar» uma actividade não só verdadeiramente filosófica como pedagogicamente rica e entusiasmante. Como proposta e reforço das suas reflexões, consideramos que uma abordagem do «ensinar a filosofar» através da recuperação da imaginação na actividade filosófica pode ser uma das vias mais poderosas e eficazespor
dc.description.abstractÀ partir des textes de João Boavida sur la didactique de la philosophie, nous reconnaissons non seulement son importance et sa pertinence mais aussi la juste mesure de ses commentaires et de ses suggestions afin qu´«enseigner à philosopher» devienne une activité réellement philosophique mais aussi enrichissante et enthousiasmante du point de vue pédagogique. En allant outre les suggestion et la réflexion avancée par l´auteur dans son oeuvre, nous considérons qu´une approche de cet «enseigner à philosopher» qui passe par la récupération de l´imagination dans l´activité philosophique peut être envisagée comme un des moyens des plus puissants et des plus efficaces pour mieux affirmer la didactique de la philosophiepor
dc.description.abstractTaking as a starting point some texts of João Boavida on the didacticas of philosophy, we acknowledge the value, importance and reasonability of his arguments and proposals. These arguments and proposals are intended to make the «teaching to philosophize» not only truly philosophical but also pedagogically enticing, rich and enthralling. As a further proposal and reinforcement of his reflections, we consider that an approach to the «teaching to philosophize» that is powerful and efficient is by the use of imagination in the philosophical activitypor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Coimbra. Imprensapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectImaginaçãopor
dc.subjectDidáctica da filosofiapor
dc.subjectEnsinar a filosofarpor
dc.subjectPhilosophiepor
dc.subjectEnseignementpor
dc.subjectPédagogiepor
dc.subjectImaginationpor
dc.subjectDidactique de la philosophiepor
dc.subjectEnseigner à philosopherpor
dc.subjectPhilosophypor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectPedagogypor
dc.subjectPhilosophy didacticspor
dc.subjectTeaching to philosophizepor
dc.titleA imaginação nos braços de Vénus de Milopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage69por
oaire.citationEndPage80por
oaire.citationTitleRevista Portuguesa de Pedagogia. Extra-sériepor
sdum.journalRevista Portuguesa de Pedagogia. Extra-sériepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A imaginação nos Braços de Vénus de Milo.pdf2,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID