Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12099

TítuloContributos para a avaliação do inventário de desenvolvimento da autonomia de Iowa (IDAI) com estudantes universitários portugueses
Autor(es)Soares, Ana Paula
Ferreira, Joaquim Armando G.
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveInventário de desenvolvimento da autonomia de Iowa
Ajustamento académico
Data2002
RevistaPsicologia e Educação
Citação"Psicologia e Educação". ISSN 1645-6084. 1:1-2 (2002) 91-106.
Resumo(s)A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior tem assumido uma importância crescente na literatura psicológica quer no plano teórico, quer no plano empírico e da intervenção. Várias estudos têm procurado identificar os factores pessoais (aluno) e contextuais (instituição) associados a uma melhor adaptação e à obtenção de níveis adequados de sucesso. Os factores académicos, embora importantes na explicação deste fenómeno, não explicam o total da variância dos resultados, o que tem promovido a introdução de variáveis de natureza psicossocial na sua compreensão/explicação. Entre elas, os padrões de autonomia, manifestados pelos alunos aquando da sua entrada no Ensino Superior, parecem assumir particular destaque. O presente estudo, insere-se nesta linha de preocupações e procura contribuir com novos dados para a validação do Iowa Developing Autonomy Inventory (Hood & Jackson, 1983) adaptado por Castro (1993; Ferreira & Castro, 1994) à população de estudantes do Ensino Superior em Portugal. O IDAI foi administrado a uma amostra de 1577 estudantes universitários do 1º e 2º anos. Os resultados apontam para uma estrutura dimensional bastante coerente com a estrutura de seis subescalas da versão original do instrumento, obtendo-se ainda bons índices de consistência interna dos itens por subescala.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12099
ISSN1645-6084
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Soares, Almeida & Ferreira, 2002.pdf102,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID