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dc.contributor.authorSoares, Ana Paula-
dc.contributor.authorFerreira, Joaquim Armando G.-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.date.accessioned2011-04-07T16:14:27Z-
dc.date.available2011-04-07T16:14:27Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citation"Psicologia e Educação". ISSN 1645-6084. 1:1-2 (2002) 91-106.por
dc.identifier.issn1645-6084por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/12099-
dc.description.abstractA transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior tem assumido uma importância crescente na literatura psicológica quer no plano teórico, quer no plano empírico e da intervenção. Várias estudos têm procurado identificar os factores pessoais (aluno) e contextuais (instituição) associados a uma melhor adaptação e à obtenção de níveis adequados de sucesso. Os factores académicos, embora importantes na explicação deste fenómeno, não explicam o total da variância dos resultados, o que tem promovido a introdução de variáveis de natureza psicossocial na sua compreensão/explicação. Entre elas, os padrões de autonomia, manifestados pelos alunos aquando da sua entrada no Ensino Superior, parecem assumir particular destaque. O presente estudo, insere-se nesta linha de preocupações e procura contribuir com novos dados para a validação do Iowa Developing Autonomy Inventory (Hood & Jackson, 1983) adaptado por Castro (1993; Ferreira & Castro, 1994) à população de estudantes do Ensino Superior em Portugal. O IDAI foi administrado a uma amostra de 1577 estudantes universitários do 1º e 2º anos. Os resultados apontam para uma estrutura dimensional bastante coerente com a estrutura de seis subescalas da versão original do instrumento, obtendo-se ainda bons índices de consistência interna dos itens por subescala.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInventário de desenvolvimento da autonomia de Iowapor
dc.subjectAjustamento académicopor
dc.titleContributos para a avaliação do inventário de desenvolvimento da autonomia de Iowa (IDAI) com estudantes universitários portuguesespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage91por
oaire.citationEndPage106por
oaire.citationIssue1-2-
oaire.citationTitlePsicologia e Educaçãopor
oaire.citationVolume1-
sdum.journalPsicologia e Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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Soares, Almeida & Ferreira, 2002.pdf102,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

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