Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12099
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Joaquim Armando G. | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.date.accessioned | 2011-04-07T16:14:27Z | - |
dc.date.available | 2011-04-07T16:14:27Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | "Psicologia e Educação". ISSN 1645-6084. 1:1-2 (2002) 91-106. | por |
dc.identifier.issn | 1645-6084 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/12099 | - |
dc.description.abstract | A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior tem assumido uma importância crescente na literatura psicológica quer no plano teórico, quer no plano empírico e da intervenção. Várias estudos têm procurado identificar os factores pessoais (aluno) e contextuais (instituição) associados a uma melhor adaptação e à obtenção de níveis adequados de sucesso. Os factores académicos, embora importantes na explicação deste fenómeno, não explicam o total da variância dos resultados, o que tem promovido a introdução de variáveis de natureza psicossocial na sua compreensão/explicação. Entre elas, os padrões de autonomia, manifestados pelos alunos aquando da sua entrada no Ensino Superior, parecem assumir particular destaque. O presente estudo, insere-se nesta linha de preocupações e procura contribuir com novos dados para a validação do Iowa Developing Autonomy Inventory (Hood & Jackson, 1983) adaptado por Castro (1993; Ferreira & Castro, 1994) à população de estudantes do Ensino Superior em Portugal. O IDAI foi administrado a uma amostra de 1577 estudantes universitários do 1º e 2º anos. Os resultados apontam para uma estrutura dimensional bastante coerente com a estrutura de seis subescalas da versão original do instrumento, obtendo-se ainda bons índices de consistência interna dos itens por subescala. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Inventário de desenvolvimento da autonomia de Iowa | por |
dc.subject | Ajustamento académico | por |
dc.title | Contributos para a avaliação do inventário de desenvolvimento da autonomia de Iowa (IDAI) com estudantes universitários portugueses | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 91 | por |
oaire.citationEndPage | 106 | por |
oaire.citationIssue | 1-2 | - |
oaire.citationTitle | Psicologia e Educação | por |
oaire.citationVolume | 1 | - |
sdum.journal | Psicologia e Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soares, Almeida & Ferreira, 2002.pdf | 102,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |