Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12087

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Ana Paula-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.date.accessioned2011-04-07T13:29:52Z-
dc.date.available2011-04-07T13:29:52Z-
dc.date.issued2002-
dc.date.submitted2002-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Clara Costa ; AMARAL, João Pedro ; SARMENTO,Teresa, org. – “Pedagogia em Campus : contributos”. [Braga]: Universidade do Minho, 2002. ISBN 972-8098-84-7. p. 21-34.por
dc.identifier.isbn972-8098-84-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/12087-
dc.description.abstractAssistimos em Portugal, nos últimos anos, à expansão da população que pretende ingressar no ensino superior. Esta massificação tem confrontado as instituições de ensino superior portuguesas com uma série de desafios, dos quais se destaca o responder de uma forma eficaz a um número cada vez maior e mais diversificado de indivíduos. Interessa por isso conhecer as características desta “nova” população. Neste estudo, apresentam-se os percursos escolares e algumas características sócio-demográficas dos estudantes que ingressaram no ano lectivo 2000/01 no 1º ano dos 44 cursos de licenciatura existentes na Universidade do Minho (1ª fase do Concurso Nacional de Acesso), assim como as suas expectativas relativas ao ingresso neste nível de ensino. Para isso, tomou-se as respostas dos alunos (n=1946) ao Questionário de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2001), bem como a um breve ficha de caracterização escolar e sócio-demográfica. A par da descrição da amostra segundo o sexo, a área científica e o número da opção universidade/curso de entrada, avança-se com outros elementos descritivos relacionados com as principais razões/motivos de ingresso, os problemas antecipados e as expectativas académicas.por
dc.description.sponsorshipFundação Calouste Gulbenkian - projeto “Transição, adaptação e sucesso académico de jovens no Ensino Superior”por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExpectativas académicaspor
dc.subjectTrajectórias escolarespor
dc.titleTrajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minhopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage21por
oaire.citationEndPage34por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Universidade do Minhopor
oaire.citationTitlePedagogia em campuspor
sdum.conferencePublicationPedagogia em campuspor
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Soares & Almeida, 2002.pdf5,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID