Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11895
Título: | Ensinar e aprender: leituras centradas no professor |
Autor(es): | Rosário, Pedro Ferreira, Isabel Cunha, Ângela |
Palavras-chave: | Abordagem à aprendizagem Aprendizagem Abordagens ao ensino Rendimento escolar |
Data: | Mai-2003 |
Revista: | Psicologia, Educação e Cultura |
Citação: | "Psicologia, Educação e Cultura". ISSN 7:1 (Maio 2003) 157-175. |
Resumo(s): | A opção dos alunos por uma abordagem superficial ou profunda à aprendizagem é determinada por uma série de factores pessoais e contextuais de acordo com a literatura SAL (Students Approaches to Learning). Com efeito, a forma como os professores abordam o seu ensino constitui um dos factores do contexto recentemente referenciado na literatura, nomeadamente por Prosser, Trigwell e Kember, como exercendo uma influência importante na opção dos alunos por uma determinada abordagem à aprendizagem. Neste estudo pretendemos avaliar o impacto das abordagens dos professores ao ensino nas abordagens à aprendizagem dos respectivos alunos nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A amostra tomada é de 839 alunos e 210 professores. Os resultados sugerem que a abordagem compreensiva ao ensino está associada a resultados escolares mais elevados. Sustentam, ainda, que a abordagem transmissiva ao ensino parece desencorajar a adopção de uma abordagem profunda à aprendizagem. Para além disso, e apesar de os professores optarem sobretudo por uma abordagem compreensiva ao ensino, a maior parte dos respectivos alunos não percebe os ambientes de aprendizagem como exigindo a adopção de uma abordagem profunda para lhes fazer face. Estes dados corroboram o papel desempenhado pelas exigências percebidas dos contextos na determinação do seu comportamento de estudo e nos respectivos resultados de aprendizagem. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11895 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_ensinar_aprender.pdf | 5,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |