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https://hdl.handle.net/1822/11788
Título: | O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal. |
Autor(es): | Lima, Licínio C. |
Data: | 1997 |
Revista: | Revista Brasileira de Educação |
Citação: | "Revista Brasileira de Educação". ISSN 1413-2478. 4 (Jan./Fev./Mar./Abr.1997) 43-59. |
Resumo(s): | Tendências em termos de políticas sociais e de educação, especialmente presentes nos países centrais a partir do início da década de oitenta e objeto de processos de globalização e de recontextualização noutros países, como Portugal, apontam para o que aqui designo de educação contábil. Trata-se de uma constelação de elementos diversos, tais como a privatização e a desregulação, o mercado educacional e as políticas de livre escolha, a avaliação institucional, o controle da qualidade e a aferição da eficácia nas organizações educativas, entre outros. Estas perspectivas gerencialistas e neocientíficas e a defesa da adoção por parte das escolas de ensino superior em Portugal, designadamente das universidades, de modos de organização e gestão considerados típicos dos setores privados e produtivos são analisados criticamente à luz da democratização da educação universitária enquanto parte integrante do domínio público. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11788 |
ISSN: | 1413-2478 |
e-ISSN: | 1809-449X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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