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https://hdl.handle.net/1822/11729
Título: | A educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na "sociedade da aprendizagem" |
Autor(es): | Lima, Licínio C. |
Palavras-chave: | Aprendizagem ao longo da vida Sociedade da aprendizagem Qualificações para a competitividade económica Pedagogismo Lifelong Learning the learning society: skills for economic competitiveness pedagogy |
Data: | 2010 |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Revista: | Revista Lusófona de Educação |
Citação: | "Revista Lusófona de Educação". ISSN 1645-7250. 15 (2010) 41-54. |
Resumo(s): | Os discursos apologéticos acerca das todo-poderosas aprendizagem e educação ao longo da vida são reproduzidos em vários documentos de política da União Europeia e de outras agências internacionais. O seu foco é a adaptação funcional dos aprendentes individuais à empregabilidade, flexibilidade e competitividade económica, no quadro da “sociedade da aprendizagem” e da “economia do conhecimento”. Depois de analisar o racional da aprendizagem ao longo da vida, orientada para a aquisição de qualificações e habilidades, o autor conclui que os seus principais argumentos e as suas críticas contra a pedagogia moderna são frequentemente baseados em assunções pedagogistas, de carácter economicista, e em crenças exageradas no poder da educação e da aprendizagem. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11729 |
ISSN: | 1645-7250 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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