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dc.contributor.authorLima, Licínio C.-
dc.date.accessioned2011-02-10T16:02:36Z-
dc.date.available2011-02-10T16:02:36Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citation"Revista Lusófona de Educação". ISSN 1645-7250. 15 (2010) 41-54.por
dc.identifier.issn1645-7250-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11729-
dc.description.abstractOs discursos apologéticos acerca das todo-poderosas aprendizagem e educação ao longo da vida são reproduzidos em vários documentos de política da União Europeia e de outras agências internacionais. O seu foco é a adaptação funcional dos aprendentes individuais à empregabilidade, flexibilidade e competitividade económica, no quadro da “sociedade da aprendizagem” e da “economia do conhecimento”. Depois de analisar o racional da aprendizagem ao longo da vida, orientada para a aquisição de qualificações e habilidades, o autor conclui que os seus principais argumentos e as suas críticas contra a pedagogia moderna são frequentemente baseados em assunções pedagogistas, de carácter economicista, e em crenças exageradas no poder da educação e da aprendizagem.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectSociedade da aprendizagempor
dc.subjectQualificações para a competitividade económicapor
dc.subjectPedagogismopor
dc.subjectLifelong Learningpor
dc.subjectthe learning society: skills for economic competitivenesspor
dc.subjectpedagogypor
dc.titleA educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na "sociedade da aprendizagem"por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage41por
oaire.citationEndPage54por
oaire.citationIssue15por
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
oaire.citationTitleRevista Lusófona de Educaçãopor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalRevista Lusófona de Educaçãopor
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