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https://hdl.handle.net/1822/11019
Título: | Interesses das crianças na utilização autónoma do computador, em contexto escolar e familiar |
Autor(es): | Pires, Sónia Maria Barbosa |
Orientador(es): | Osório, António José |
Palavras-chave: | Computador Criança Educação Família Computer Child Education Family |
Data: | 21-Nov-2009 |
Resumo(s): | As TIC são ferramentas chave da sociedade em que vivemos, a
Sociedade de Informação. Embora a sua utilização nos mais diversos sectores
da sociedade seja já uma realidade, nas salas de aula é ainda um privilégio de
alguns docentes e alunos (Miranda, 2007). O computador, enquanto ferramenta
multifuncional, pode promover ambientes educativos mais enriquecedores nas
diferentes áreas curriculares, quando incluídos nas actividades lectivas pelos
professores. Todavia, apesar desta relação confundir muitos pais (Papert, 1997), é
sabido que o computador é alvo da curiosidade das crianças desde tenra
idade, e que estas vêem nele uma fonte inesgotável de diversão e prazer. É no
computador que as crianças procuram a resposta para as suas necessidades e
uma ocupação para os tempos livres. Porém, o uso excessivo do computador
(ou a sua utilização sem vigilância por parte dos adultos) pode trazer riscos
para as crianças (Ponte e Vieira, 2007). Neste contexto, este estudo aborda a temática da integração das TIC no
currículo escolar, tendo como objectivo fazer um levantamento dos interesses
das crianças na utilização autónoma do computador, quer em contexto escolar
quer familiar. Estudámos o caso de duas turmas do 3.º ano de escolaridade,
uma turma oriunda da cidade e outra da aldeia. Os resultados deste estudo sugerem que, ao nível da utilização do
computador, a discrepância entre a cidade e a aldeia é muito ténue, na medida
em que esta somente assenta nos recursos disponíveis. De igual modo, os
resultados evidenciam que os principais objectivos das crianças quando
utilizam o computador são os jogos. A procura do divertimento e a ocupação
dos tempos livres, através de jogos quer lúdicos quer didácticos, suscitam
nelas o interesse pela descoberta e conhecimento, na utilização das diversas
ferramentas. A chegada do computador Magalhães fomentou este interesse, no
entanto, ainda não interferiu nos ambientes educativos. The TIC represents some key instruments in nowadays society – the Society of Information. Although its use in various sectors of society is already real, in our school classes it is still a privilege to some teachers and students (Miranda, 2007). As a multifunctional tool, the computer may provide richer educative ambiances at the different curricular areas, when included in the scholar activities by teachers. Even though parents get usually confused by this idea (Papert, 1997), it is recognised that the computer rises the children’s curiosity from an early age and that they see it as an amazing source of fun and pleasure. It is actually in the computer that children seek for some answers for their needs and also for leisure. However, the massive use of computers (or its use without adult supervision) may be armful for children (Ponte e Vieira, 2007). In this context, this study addresses the issue of TIC integration to the scholar curriculum, aiming to do a research on the interests of autonomous use of computers by children in both scholar and family contexts. Two third grade classes were studied: a group coming from the city and another from the village.The results suggest that, concerning the computer use, the differences between city and village children are very slight, relying only on the available resources. The results also point out that the main purpose for children to use the computer is for games playing. The children’s search for fun and leisure, either through games or playful learning, raises their interest for research and knowledge, by using the many available tools. The arrival of the Magalhães computer seems to have fostered this interest, without interfering on the previous ambiance on the classroom. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11019 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |