Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10966
Título: | Famílias de risco, crianças de risco? : representações das crianças acerca da família e do risco |
Autor(es): | Silva, Sofia Carolina de Sousa da |
Orientador(es): | Fernandes, Natália |
Data: | 21-Dez-2009 |
Resumo(s): | O presente estudo encontra-se inserido na área do risco psicossocial, tendo objecto
de pesquisa, um conjunto de representações sociais das crianças sinalizadas na
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Amadora em relação à família e ao risco psicossocial. Neste sentido, pretendemos com a realização desta investigação,
através de um trabalho desenvolvido com crianças em situação de risco, caracterizar
com elas as suas representações acerca das vivências em família e dos significados
que elas atribuem às práticas parentais. Parece-nos de todo pertinente, tentar
compreender, a partir das crianças, quais são as faces do risco no âmbito familiar,
uma vez que, nos permite construir um conhecimento valioso para sustentar as
intervenções que são feitas com crianças, jovens e famílias no âmbito das medidas de
protecção e promoção. Constitui-se como nossa preocupação, em termos de
intervenção social e de protecção integral dos direitos destas crianças, saber até que
ponto elas têm ou não um olhar criterioso acerca das práticas parentais que os
serviços consideram como práticas parentais de risco. A nossa opção em termos de
paradigma de investigação, recai na investigação qualitativa e o design metodológico utilizado é a análise de conteúdo, por valorizamos a construção de conhecimento, através das representações das crianças, uma vez que a realidade objectiva nunca pode ser captada, podendo apenas, conhecer uma determinada realidade através da sua representação. Os discursos foram ganhando voz, através da construção das categorias e subcategorias de análise, deixando emergir as representações contidas
nas entrevistas realizadas e na elaboração de desenhos. Tais representações são
construídas em função das experiências e vivências das crianças, estando estas
relacionadas com os contextos em que se inserem. Foi possível perceber, através dos
discursos das crianças, que, apesar de se encontrarem inseridas em famílias que
representam risco psicossocial para o seu desenvolvimento e integridade, os
participantes não possuem essa percepção. Assim, apesar de identificarem diferentes
factores de risco idênticos aos seus contextos de vida, quando reportados para os seus quotidianos, não assumem essa realidade como sua. This study is inserted in the area of psychosocial risk, and tested for a set of social representations of children marked on the Protection Children Youth Commission of Amadora about the family and psychosocial risk. We intend to carry out this research through a work with children at risk, to characterize them with their representations about the family experiences and the meanings they attach to parental practices. It seems appropriate at all, try to understand, from the children, what are the faces of risk in the family, since it allows us to build a valuable knowledge to support interventions that are made with children, youth and families in measures of protection and promotion. It constitutes our concern in terms of social intervention and protection of the rights of these children, how far they have or not a careful look about the parental practices that departments consider how parental practices of risk. Our approach in terms of research paradigm, lies in the qualitative research design and methodology used is content analysis, value for the construction of knowledge through representations of children, since the objective reality can never be captured, but can only , meet a certain reality through their representation. The speeches were gaining a voice through the construction of categories and subcategories of analysis, allowing the emergence of representations contained in the interviews and the preparation of drawings. These representations are constructed on the basis of experiences and experiences of children, as those related to the contexts in which they operate. It was possible to see through the discourse of children who, despite being placed in families that represent a risk for psychosocial development and integrity of the participants did not have that perception. Thus, despite identifying different risk factors identical to their life contexts, when reported to their everyday, do not take this as your reality. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10966 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Sofia_Silva_Nov.09_UM.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |