Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10781
Título: | Jeans, ícone da moda: estudo do comportamento de consumo |
Autor(es): | Araújo, Raquel |
Orientador(es): | Broega, A. C. |
Data: | 8-Jul-2009 |
Resumo(s): | A necessidade de compreender o comportamento dos consumidores de produtos de moda tem
vindo a estimular o estudo deste tema num número crescente de Pesquisas de Marketing de
Moda, especialmente no sentido em que são os consumidores os que decidem directamente que
produto se tornará moda.
O consumo dos produtos de moda transita, de forma intensa e particular, o mundo
contemporâneo e, com a participação dos consumidores nesse processo, observar-se que alguns
produtos se tornam especiais, pois funcionam como um vector de comunicação de várias
gerações. Assim, o consumo deste tipo de produto passa a ser motivado pelos seus significados
simbólicos em superposição a sua funcionalidade. Tal facto dá-se devido à facilidade que estes
produtos têm de adquirir novas representações sociais que renovam as suas significações,
desprendendo-os de suas características técnicas e prolongando o seu consumo, tornando-os
desse modo, um ícone da Moda.
Os produtos Jeans desde o seu aparecimento enquanto processo artesanal, sua introdução na
evolução industrial e sua inserção no sistema da moda, enquanto manipuladora de significados,
principalmente as calças Jeans, tornaram-se este produto ícone, tendo um papel importante na
história do consumo das sociedades. Nesse contexto, este estudo exploratório e descritivo teve
como objectivo investigar o consumo actual deste produto de moda através da análise do
comportamento de consumo de alunos e funcionários da Universidade do Minho em Portugal.
Para tal, foi feito um inquérito por questionário de carácter quantitativo e com alguns aspectos
qualitativos, que resultou nas motivações de compra do produto de moda e análises sobre os
valores simbólicos ou sociais das calças Jeans. The need to understand the fashion products consumers’ behaviour has been encouraging studies on this issue in an increasing number of Fashion Marketing Research, especially in the sense that are the consumers who decide directly which product will become fashionable. The consumption of fashion products passes so intense and private the contemporary world and with the participation of consumers in the process, is noted that some products become special because it acts as a vector of communication for several generations. Thus, the consumption of such product will be motivated by their symbolic meanings overlies their functionality. This takes place due the easiness that these products have to acquire new social representations that renew their meanings, loosening them from their technical characteristics extending the consumption, making them that way, an icon of fashion. The Jeans products since its emergence as a craft process, its introduction into the industrial development and its integration into the system of fashion as meanings influence, especially the jeans pants have become the an icon product that has an important role in the history of consumption society. In this context, this exploratory and descriptive study had as objective to investigate the current consumption of Jeans pants by examining the consumer behaviour of students and staff (teachers and non teachers) of the University of Minho in Portugal. To achieve that, a survey was done through questionnaire with quantitative and qualitative aspects, which resulted in the motivation to purchase the fashion products and investigation on the symbolic and social values of the Jeans pants. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Têxtil (área de especialização em Marketing e Design / Vestuário) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10781 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Raquel Araújo_2009.pdf | 6,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |