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https://hdl.handle.net/1822/10614
Título: | Planeamento e gestão da infra-estrutura viária urbana: o caso da Póvoa de Varzim |
Autor(es): | Cunha, Irene Dias Ferradeira |
Orientador(es): | Ramos, Rui A. R. |
Palavras-chave: | Nível de serviço de vias e intersecções Capacidade de vias e intersecções Previsão de tráfego Pavimentos rodoviários Póvoa de Varzim Level of service of roads and intersections Capacity of roads and intersections Traffic forecast Road pavements |
Data: | 17-Jul-2009 |
Resumo(s): | O elevado crescimento da população urbana e o decorrente desenvolvimento económico, social e
urbanístico tem tido como consequência um aumento global das deslocações em meio urbano. Tal
fenómeno origina frequentes vezes perda de qualidade de vida das populações das cidades,
tornando cada vez mais premente a procura de soluções para mitigar esses problemas. Também, as
estratégias de intervenção tradicionais baseadas no aumento sistemático da capacidade das infraestruturas
viárias têm originado custos elevados para a sociedade ao nível económico, social e
ambiental, o que obriga os responsáveis pela gestão da mobilidade urbana à pesquisa de novas
estratégias de actuação. Contudo, nomeadamente a nível municipal, a necessidade de garantir uma
rede viária eficiente é crucial pois facilita a movimentação de pessoas e bens, tendo por
consequência um impacto positivo directo na vitalidade da economia local.
Neste contexto, a presente dissertação pretende contribuir para o estudo e avaliação da
infra-estrutura viária da cidade da Póvoa de Varzim, nomeadamente das vias pertencentes à rede
primária e secundária definidas no actual Plano de Urbanização da Póvoa de Varzim. Tendo por base
os pressupostos de planeamento e gestão de engenharia de tráfego, em particular os definidos pelo
Highway Capacity Manual 2000, avalia-se o nível de desempenho de um número significativo de vias
fulcrais da rede. Para as situações identificadas pela análise como de mau desempenho são
apontadas directrizes que visam ajustar a oferta da rede à procura previsível do tráfego. Ainda,
atendendo a que uma gestão eficaz da rede só é possível através de uma optimização da relação
“qualidade/investimento”, é discutida uma solução que visa o dimensionamento de pavimentos
standard a aplicar no futuro nas vias segundo a sua classe hierárquica e de acordo com o tráfego
previsível. The emergence of fast growing in urban population and the direct consequences for the economic, social and urban development origin an traffic volume increase in urban areas. This phenomenon often causes loss of quality of life for city’s population, making more urgent the research of better solutions. Also, the traditional strategies based on a systematic increase of the capacity of urban collector and arterial roads maintain high economic, social and environmental costs for society. Thus, news strategies must be implemented to manage urban mobility. Nevertheless, particularly at municipal level, an efficient road network is a crucial element to foster the mobility of people and goods, normally with a direct and positive impact on the local economy vitality. In this context, this dissertation aims to study and evaluate the urban road infrastructure in the city of Póvoa de Varzim, mainly the primary and secondary roads identified in network of the Urban Development Plan for the City. The study and evaluation of the roads and intersections was carried out with the knowledge from planning and traffic engineering, particularly from Highway Capacity Manual 2000. For problematic situations are recommended some guidelines to mitigate and adjust the roads network of the city. Furthermore, the network management is only possible through the optimization of the ratio "quality/investment" so the study also propose a design of standard pavements for the roads according to the network hierarchy classification and the traffic forecast. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Municipal |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10614 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |