Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10606
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Lia Raquel | - |
dc.date.accessioned | 2010-05-21T14:54:29Z | - |
dc.date.available | 2010-05-21T14:54:29Z | - |
dc.date.issued | 2010-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. L. [et. al.], orgs. – “Actas do Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança : tensões e possibilidades, Braga, 2010.” Braga : CIEd, 2010. ISBN 978-972-8746-80-3. p. 157-166. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-80-3 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10606 | - |
dc.description.abstract | Reflecte-se no texto, brevemente, sobre os tempos líquidos que vivemos e suas implicações nos processos de ensino-aprendizagem nas universidades. As realidades tecnológicas sucedem-se a uma velocidade estonteante que efemeriza a novidade no espaço e no tempo. Todos corremos nem sempre sabendo para onde vamos, se queremos ir ou lá chegar. O acesso a internet é desigual e reforça desigualdades prévias. No ensino com recurso a tecnologias, estas questões são pouco consideradas multiplicando-se os discursos tecnocráticos. Nos processos de elearning institucionalizados, convencionais, que recorrem a plataformas de gestão da aprendizagem (vulgo LMS), estas questões são obliteradas, mimetizando estas plataformas quer uma estrutura formal de ensino quer a obsoleta compartimentalização disciplinar, estanque e exclusiva, dos saberes. O eportefólio afigura-se como uma alternativa a estas plataformas. Se os computadores forem entendidos como máquinas de comunicação e não de representação, se forem explorados (na condição de superadas as descriminações do acesso) os sistemas de software social que enformam, cada vez mais, a praça pública das novas gerações, então será possível pensar formas verdadeiramente enovadoras de aprender e de ensinar, de contruir uma sociedade da qual todos possam participar. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | LMS | por |
dc.subject | e-portefólios | por |
dc.title | Entre o Cutting edge e o Bidonville: uma reflexão sobre elearning na Universidade | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
16.Oliveira.pdf | doc. principal | 227,51 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |