Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10606

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Lia Raquel-
dc.date.accessioned2010-05-21T14:54:29Z-
dc.date.available2010-05-21T14:54:29Z-
dc.date.issued2010-02-
dc.identifier.citationSILVA, J. L. [et. al.], orgs. – “Actas do Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança : tensões e possibilidades, Braga, 2010.” Braga : CIEd, 2010. ISBN 978-972-8746-80-3. p. 157-166.por
dc.identifier.isbn978-972-8746-80-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10606-
dc.description.abstractReflecte-se no texto, brevemente, sobre os tempos líquidos que vivemos e suas implicações nos processos de ensino-aprendizagem nas universidades. As realidades tecnológicas sucedem-se a uma velocidade estonteante que efemeriza a novidade no espaço e no tempo. Todos corremos nem sempre sabendo para onde vamos, se queremos ir ou lá chegar. O acesso a internet é desigual e reforça desigualdades prévias. No ensino com recurso a tecnologias, estas questões são pouco consideradas multiplicando-se os discursos tecnocráticos. Nos processos de elearning institucionalizados, convencionais, que recorrem a plataformas de gestão da aprendizagem (vulgo LMS), estas questões são obliteradas, mimetizando estas plataformas quer uma estrutura formal de ensino quer a obsoleta compartimentalização disciplinar, estanque e exclusiva, dos saberes. O eportefólio afigura-se como uma alternativa a estas plataformas. Se os computadores forem entendidos como máquinas de comunicação e não de representação, se forem explorados (na condição de superadas as descriminações do acesso) os sistemas de software social que enformam, cada vez mais, a praça pública das novas gerações, então será possível pensar formas verdadeiramente enovadoras de aprender e de ensinar, de contruir uma sociedade da qual todos possam participar.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectLMSpor
dc.subjecte-portefóliospor
dc.titleEntre o Cutting edge e o Bidonville: uma reflexão sobre elearning na Universidadepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
16.Oliveira.pdfdoc. principal227,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID