Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10297
Título: | Os professores de Ciências Físico-Químicas e a problemática das concepções alternativas |
Outro(s) título(s): | Les enseignants de sciences physico-chimiques et la problematique des conceptions alternatives The physical science teachers and the alternative conceptions issue |
Autor(es): | Sequeira, Manuel Leite, Laurinda |
Data: | 1991 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 4:3 (1991) 31-48. |
Resumo(s): | Desde meados da década de 80, o tema das concepções alternativas tem sido progressivamente introduzido em diversos cursos de formação de professores de ciências. Contudo, pensa-se que muitos dos actuais professores de Ciências Físico-Químicas não possuem ainda um conhecimento suficiente desta problemática que lhes permita, tal como recomendam os projectos dos novos programas, ensinar Física e Química com base nos conhecimentos prévios dos alunos. Este estudo pretende investigar: a) o conhecimento dos professores de Ciências Físico-Químicas acerca da problemática das concepções alternativas, b) a confiança dos professores nesse conhecimento, c) as necessidades sentidas pelos professores para implementarem a recomendação dos novos programas e d) as causas a que os professores atribuem a existência e/ou a persistência das concepções alternativas. Os dados foram recolhidos, por questionário, junto de 269 professores portugueses de Ciências Físico-Químicas. Os resultados apontam para a necessidade de aumentar a formação destes professores na problemática das concepções alternativas, a fim de que eles possam efectivamente leccionar a sua disciplina a partir dos conhecimentos prévios dos alunos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10297 |
ISSN: | 0871-9187 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os professores de Ciências Físico-Químicas e a problemática das concepções alternativas.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |