Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10297
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sequeira, Manuel | - |
dc.contributor.author | Leite, Laurinda | - |
dc.date.accessioned | 2010-02-03T16:45:11Z | - |
dc.date.available | 2010-02-03T16:45:11Z | - |
dc.date.issued | 1991 | - |
dc.identifier.citation | “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 4:3 (1991) 31-48. | por |
dc.identifier.issn | 0871-9187 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10297 | - |
dc.description.abstract | Desde meados da década de 80, o tema das concepções alternativas tem sido progressivamente introduzido em diversos cursos de formação de professores de ciências. Contudo, pensa-se que muitos dos actuais professores de Ciências Físico-Químicas não possuem ainda um conhecimento suficiente desta problemática que lhes permita, tal como recomendam os projectos dos novos programas, ensinar Física e Química com base nos conhecimentos prévios dos alunos. Este estudo pretende investigar: a) o conhecimento dos professores de Ciências Físico-Químicas acerca da problemática das concepções alternativas, b) a confiança dos professores nesse conhecimento, c) as necessidades sentidas pelos professores para implementarem a recomendação dos novos programas e d) as causas a que os professores atribuem a existência e/ou a persistência das concepções alternativas. Os dados foram recolhidos, por questionário, junto de 269 professores portugueses de Ciências Físico-Químicas. Os resultados apontam para a necessidade de aumentar a formação destes professores na problemática das concepções alternativas, a fim de que eles possam efectivamente leccionar a sua disciplina a partir dos conhecimentos prévios dos alunos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Os professores de Ciências Físico-Químicas e a problemática das concepções alternativas | por |
dc.title.alternative | Les enseignants de sciences physico-chimiques et la problematique des conceptions alternatives | por |
dc.title.alternative | The physical science teachers and the alternative conceptions issue | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os professores de Ciências Físico-Químicas e a problemática das concepções alternativas.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |