Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10297

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSequeira, Manuel-
dc.contributor.authorLeite, Laurinda-
dc.date.accessioned2010-02-03T16:45:11Z-
dc.date.available2010-02-03T16:45:11Z-
dc.date.issued1991-
dc.identifier.citation“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 4:3 (1991) 31-48.por
dc.identifier.issn0871-9187-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10297-
dc.description.abstractDesde meados da década de 80, o tema das concepções alternativas tem sido progressivamente introduzido em diversos cursos de formação de professores de ciências. Contudo, pensa-se que muitos dos actuais professores de Ciências Físico-Químicas não possuem ainda um conhecimento suficiente desta problemática que lhes permita, tal como recomendam os projectos dos novos programas, ensinar Física e Química com base nos conhecimentos prévios dos alunos. Este estudo pretende investigar: a) o conhecimento dos professores de Ciências Físico-Químicas acerca da problemática das concepções alternativas, b) a confiança dos professores nesse conhecimento, c) as necessidades sentidas pelos professores para implementarem a recomendação dos novos programas e d) as causas a que os professores atribuem a existência e/ou a persistência das concepções alternativas. Os dados foram recolhidos, por questionário, junto de 269 professores portugueses de Ciências Físico-Químicas. Os resultados apontam para a necessidade de aumentar a formação destes professores na problemática das concepções alternativas, a fim de que eles possam efectivamente leccionar a sua disciplina a partir dos conhecimentos prévios dos alunos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleOs professores de Ciências Físico-Químicas e a problemática das concepções alternativaspor
dc.title.alternativeLes enseignants de sciences physico-chimiques et la problematique des conceptions alternativespor
dc.title.alternativeThe physical science teachers and the alternative conceptions issuepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Os professores de Ciências Físico-Químicas e a problemática das concepções alternativas.pdf1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID