Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9971

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Angelo Manuel Morgado-
dc.contributor.authorSilva, Bento Duarte-
dc.date.accessioned2010-01-04T15:37:02Z-
dc.date.available2010-01-04T15:37:02Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA, B. [et. al.], org. – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5810-5815.por
dc.identifier.isbn978-972-8746-71-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/9971-
dc.description.abstractA existência de um museu virtual escolar na Internet possibilita o acesso espontâneo a um manancial infindável de recursos educativos independentemente da hora do dia e da distância a que se encontre, despertando para a reformulação dos processos e práticas lectivas. A possibilidade de publicação gratuita de conteúdos, realizados em âmbito escolar ou não, sem a necessidade de depender de meios físicos de armazenamento de dados ou de conhecimentos aprofundados de programação informática, altera decisivamente o papel da educação e, em particular, o papel do aluno. O paradigma do aluno actual assenta em pressupostos estruturais notavelmente dependentes de tecnologia. Acreditamos na mais-valia da utilização das potencialidades da web social no sistema de ensino, onde as ferramentas da 2ª geração da Internet assumem um protagonismo inquestionável. Neste sentido, procuramos a construção de um Museu Virtual Escolar, dinâmico e transdisciplinar, que nos permita aferir a validade de uma didáctica alternativa para a disciplina de Educação Visual e conferir as vantagens/desvantagens para o processo de ensino aprendizagem. Procuraremos estudar a fenomenologia da situação pedagógica em contexto com tecnologias, aplicando uma metodologia de investigação-acção, qualitativa e participativa na óptica do processo, onde a mudança é o seu principal objectivo e o investigador assume o papel de observador participante.por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMuseu virtualpor
dc.subjectMuseu na escolapor
dc.titleMuseu virtual na escolapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Museu Virtual na Escola.pdfDocumento principal253,45 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID