Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9971
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Angelo Manuel Morgado | - |
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2010-01-04T15:37:02Z | - |
dc.date.available | 2010-01-04T15:37:02Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, B. [et. al.], org. – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5810-5815. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-71-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/9971 | - |
dc.description.abstract | A existência de um museu virtual escolar na Internet possibilita o acesso espontâneo a um manancial infindável de recursos educativos independentemente da hora do dia e da distância a que se encontre, despertando para a reformulação dos processos e práticas lectivas. A possibilidade de publicação gratuita de conteúdos, realizados em âmbito escolar ou não, sem a necessidade de depender de meios físicos de armazenamento de dados ou de conhecimentos aprofundados de programação informática, altera decisivamente o papel da educação e, em particular, o papel do aluno. O paradigma do aluno actual assenta em pressupostos estruturais notavelmente dependentes de tecnologia. Acreditamos na mais-valia da utilização das potencialidades da web social no sistema de ensino, onde as ferramentas da 2ª geração da Internet assumem um protagonismo inquestionável. Neste sentido, procuramos a construção de um Museu Virtual Escolar, dinâmico e transdisciplinar, que nos permita aferir a validade de uma didáctica alternativa para a disciplina de Educação Visual e conferir as vantagens/desvantagens para o processo de ensino aprendizagem. Procuraremos estudar a fenomenologia da situação pedagógica em contexto com tecnologias, aplicando uma metodologia de investigação-acção, qualitativa e participativa na óptica do processo, onde a mudança é o seu principal objectivo e o investigador assume o papel de observador participante. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Museu virtual | por |
dc.subject | Museu na escola | por |
dc.title | Museu virtual na escola | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Museu Virtual na Escola.pdf | Documento principal | 253,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |