Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9616

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmaral, Luís-
dc.contributor.advisorSteil, Andrea Valéria-
dc.contributor.authorSantos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos-
dc.date.accessioned2009-09-23T13:54:24Z-
dc.date.available2009-09-23T13:54:24Z-
dc.date.issued2009-01-23-
dc.date.submitted2008-07-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/9616-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Tecnologias e Sistemas de Informação (área de especialização Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação)por
dc.description.abstractNeste trabalho é proposta uma nova estratégia para formação online de membros de organizações de média e grande dimensão, baseada na partilha e troca de conhecimentos entre esses membros. A estratégia seguida suporta-se na criação de comunidades online intra-empresariais, onde todos os membros assumem, simultaneamente, o papel de formando e de formador. A interacção na comunidade é obtida através de um jogo, em que cada participante desafia os outros a aprenderem o que ele tem para ensinar na área de sua especialidade profissional, partilhando para isso informação e recursos sobre as matérias que domina e é, ao mesmo tempo, desafiado a aprender matérias de outras áreas profissionais. A adopção deste modelo altera o posicionamento clássico da oferta de ensino à distância que utiliza as tecnologias baseadas em Internet, atribuindo um papel significativo às comunidades de aprendizagem e permite melhorar, de forma lúdica e desafiante, o nível de conhecimento dos membros de uma organização contribuindo para que os seus membros cooperem melhor e, em consequência, que esta se torne mais competitiva e resiliente.por
dc.description.abstractIn this work is proposed a new strategy for online training of members of medium and large organizations, based on the sharing and exchange of knowledge among these members. The strategy supports followed in the creation of intra-enterprise online communities, where all members assume, simultaneously, the role of trainer and trainee. The interaction in the community is achieved through a game, in which each participant challenges others to learn what he has to teach in the area of his specialty, sharing information and resources to do so on matters that dominates and where he is, at the same time, challenged to learn other subjects from different professional areas. The adoption of this model could change the classic positioning of distance-learning systems based on Internet by giving a very significant role to the learning communities and to the use of gamming as a challenging away to improve the level of expertise of the members of an organization, helping them to cooperate and to exchange information better.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOrganizações aprendentespor
dc.subjectComunidades de aprendizagempor
dc.subjecte-learningpor
dc.subjectJogopor
dc.subjectLearning organizationspor
dc.subjectLearning communitiespor
dc.subjectGamingpor
dc.titleO jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizaçõespor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc37.018.43por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese -v10.pdf1,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID