Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/93144

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamon, Micaelapor
dc.contributor.authorChen, Tingyupor
dc.date.accessioned2024-09-20T09:47:37Z-
dc.date.available2024-09-20T09:47:37Z-
dc.date.issued2024-07-22-
dc.date.submitted2024-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/93144-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna - (PLNM)por
dc.description.abstractO presente relatório de estágio reporta-se à realização de um estágio profissional no âmbito do Mestrado em Português Língua Não Materna (MPLNM) no ano letivo 2023/2024, de 02 de outubro de 2023 a 26 de janeiro de 2024, com duas turmas de “Práticas de Audição-Conversação”, do nível B1, do 31º Curso Anual de PLE do BabeliUM-Centro de Língua da Universidade do Minho. Este relatório tem como objetivo analisar dificuldades em termos de produção e interação oral e propor soluções para os alunos de nível B1 de PLE. O relatório começa por descrever a conceção, a organização e a planificação do estágio e, em seguida, centra-se nas atividades da disciplina de audição-conversação. O plano e a estratégia didáticos foram constantemente adaptados, de acordo com o desempenho dos alunos e com a reflexão crítica feita após cada atividade realizada. Foram, igualmente, realizados questionários no início e no fim do curso em função do progresso, o que pode ajudar a professora a compreender melhor a aprendizagem dos alunos e a promover um ensino personalizado, bem como a avaliar os métodos e estratégias de ensino através dos resultados desses questionários em diferentes períodos. Os desempenhos e progressos realizados pelos alunos na produção e interação oral durante o semestre permitiram-nos concluir que: 1) as estratégias didáticas personalizadas e o pedido constante aos alunos para analisarem os seus próprios problemas ajudam-nos a refletir e a desenvolver a sua autonomia de aprendizagem e pensamento crítico; 2) desenvolvimento das competências orais está a ser enfatizado e está a ser um fico do ensino de PLE; 3) os alunos preferem atividades lúdicas na aula de audição-conversação para praticar e desenvolver as suas competências orais com bons resultados.por
dc.description.abstractThis internship report is part of the professional internship for the Master's Degree in Portuguese as a Non-Mother Tongue-Portuguese as a Foreign Language/Second Language (MPLNM-PLE/PL2) in the 2023/2024 academic year, from October 02, 2023 to January 25, 2024, with two "Listening-Conversation Practice" classes at level B1 of the 31st Annual PLE Course at BabeliUM-Language Center of the University of Minho. The aim of this report is to analyze difficulties in terms of oral production and interaction and to propose solutions for the B1 level students. The report begins by describing the design, organization and planning of the internship and then focuses on the activities of the listening-conversation subject. The teaching plan and strategy were constantly adapted according to the students' performance and by analyzing and reflecting on each activity carried out. Questionnaires were also carried out at the beginning and end of the course according to progress, which can help the teacher to better understand the students' learning and promote personalized teaching, as well as to evaluate teaching methods and strategies through the results of these questionnaires at different times. In conclusion, the performances and progress made by the students in oral production and interaction during this semester have allowed us to conclude that: 1) personalized teaching strategies and constantly asking students to analyze their own problems help them to reflect and develop their learning autonomy and critical thinking; 2) the development of oral skills is being emphasized and is being a fico of PLE teaching; 3) students prefer playful activities in the listening-conversation class to practice and develop their oral skills with good results.por
dc.description.abstract本实习报告是 2023/2024 学年葡萄牙语作为非母语--葡萄牙语作为外语/第二语言的硕 士专业实习的一部分,实习时间为 2023 年 9 月 02 日至 2024 年 1 月 25 日,在米尼奥 大学语言中心开设的第 31 届对外葡萄牙语 B1 级别的两个 "听力-会话实践 "课程开 展的。本报告旨在分析学生在口语表达和口语互动上所遇到的困难并提出解决方案。 报告首先介绍了实习的设计、组织和规划,然后重点介绍了课堂的活动。根据学生的 表现以及对每次活动的分析和反思来不断调整教学计划和策略。在课程开始和结束时, 还根据学习进度对学生进行了问卷调查,这有助于教师更好地了解学生的学习情况, 促进个性化教学,并通过不同时期的问卷调查结果对教学方法和策略进行评估。 总之,通过本学期学生在口语表达和口语互动方面的表现和进步,我们可以得出以下 结论:1)个性化的教学策略和不断要求学生分析自己的问题,有助于他们反思和发展 学习自主性和批判性思维;2)口语能力的发展受到重视,并成为对外葡语教学的一个 重点;3)学生更喜欢开展趣味活动来练习和发展他们的口语,并取得了良好的效果。por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAtividades lúdicaspor
dc.subjectCompetências oraispor
dc.subjectInteração oralpor
dc.subjectPortuguês língua estrangeirapor
dc.subjectProdução oralpor
dc.subjectFun activitiespor
dc.subjectOral interactionpor
dc.subjectOral productionpor
dc.subjectOral skillspor
dc.subjectPortuguese as a foreign languagepor
dc.subject口语表达por
dc.subject口语互动por
dc.subject口语能力por
dc.subject趣味活动por
dc.subject葡萄牙语外语por
dc.titlePrincípios e práticas para o desenvolvimento de competências orais em PLE. Relato de uma experiência com alunos de nível B1por
dc.title.alternativePrinciples and practices for developing oral skills in portuguese as a second language. An experience report with B1 level studentspor
dc.title.alternative培养葡萄牙语作为第二语言的口语技能的原则与实践-与 B1 等级学生的经历por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203663527por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Chen Tingyu.pdf4,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID