Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/93139

TítuloMediação escolar: um novo olhar para os conflitos
Outro(s) título(s)School mediation: a new way to see the conflicts
Autor(es)Machado, Ana Catarina Sousa
Orientador(es)Morgado, José Carlos
Palavras-chaveComportamentos
Comunicação
Comunidade escolar
Mediação
Prevenção
Behaviors
Communication
School community
Mediation
Prevention
Data17-Jan-2024
Resumo(s)O presente trabalho foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional, inserido no 2.º ano do Mestrado em Educação, área de especialização Mediação Educacional, na Universidade do Minho. O estágio decorreu numa escola pública do Ensino Básico, no Norte de Portugal, e incidiu na mediação escolar. O relatório retrata o percurso realizado, tendo-se para o efeito optado pelo desenvolvimento de uma investigação-ação, baseada em técnicas e instrumentos de investigação qualitativa, estruturado a partir de uma análise de necessidades efetuada inicialmente. O projeto, intitulado “Mediação escolar: um novo olhar para os conflitos”, teve como objetivo a implementação de práticas que concorressem para melhorar a comunicação entre os membros da comunidade escolar, bem como ajudassem a prevenir conflitos e a construir uma cultura de convivência dentro e fora da escola. A partir do diagnóstico de necessidades concebemos um plano de ação que envolveu diversas atividades relacionadas com temas como a empatia, a assertividade, a autoestima, a comunicação positiva e o bullying. O objetivo dessas atividades foi desenvolver competências socioemocionais nos alunos essenciais para o bom relacionamento interpessoal. Relativamente aos resultados obtidos com a implementação do projeto, destaca-se a mudança de comportamentos ao longo do desenrolar das atividades, concretamente nas relações interpessoais entre os alunos e entre os alunos e o professor.
This study was developed within the scope of the Professional Internship during the Education 2nd year master’s degree, specialized on Educational Mediation, at the University of Minho. The internship took place in an elementary school based in the North of Portugal, and it was focused on school mediation. The report shows the path we took, having chosen to carry out an action-research, based on qualitative research techniques and instruments, structured based on the needs analysis that we initially found. The project, entitled “School mediation: a new way to see the conflicts”, aimed to implement practices that contribute to improve all the communication between all members of the school community, as well as preventing conflicts and building a culture of coexistence inside and outside the school area. Based on the needs analysis, we develop a strategic plan that involves several activities related to the major themes, such as: empathy; assertiveness; self-esteem; positive communication and bullying. The objective of these activities was to develop socio-emotional skills essential for their good relationships. Regarding the results achieved with the project implementation, the changes in the behavior throughout the activities stands out, specifically in the relationships between students and between students and teachers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Mediação Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/93139
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Sousa Machado.pdfRelatório de estágio7,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID