Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/93113

TítuloMotivação e desempenho dos funcionários da administração pública: um estudo nas autarquias locais
Outro(s) título(s)Motivation and performance of public administration employees: a study in local authorities
Autor(es)Lobo, Maria Inês Carvalho
Orientador(es)Freire, C.
Leite, Regina Maria de Oliveira
Palavras-chaveAutarquias locais
Desempenho individual percebido
Funcionários públicos
Motivação para o serviço público
Satisfação no trabalho
Civil servants
Job satisfaction
Local authorities
Motivation for public service
Perceived individual performance
Data23-Jul-2024
Resumo(s)Atualmente, tem-se assistido a um crescente interesse pela promoção da motivação e desempenho dos funcionários públicos, tendo em vista a melhoria da produtividade, eficiência e qualidade dos serviços públicos. O objetivo desta investigação reside na análise do impacto da motivação para o serviço público sobre o desempenho individual percebido pelos funcionários públicos das autarquias locais e na compreensão do papel mediador da satisfação no trabalho nesta relação. Neste sentido, foi utilizada uma metodologia quantitativa com a aplicação de um inquérito por questionário respondido por 244 funcionários das autarquias locais da região Norte de Portugal, que no âmbito das suas funções estão em contacto com os utentes. Através dos dados obtidos foram estimados modelos de regressão, através do PROCESS macro para SPSS, para testar as hipóteses de investigação formuladas. Os resultados indicaram que (1) a motivação para o serviço público influencia positivamente o desempenho individual percebido dos funcionários das autarquias locais, (2) a motivação para o serviço público afeta positivamente a satisfação no trabalho, (3) a satisfação no trabalho afeta positivamente o desempenho individual percebido, e (4) a satisfação no trabalho medeia parcialmente a relação de causalidade entre a motivação para o serviço público e o desempenho individual percebido dos funcionários das autarquias locais. Os resultados obtidos são discutidos e, posteriormente, apresentadas as contribuições mais relevantes desta investigação para as autarquias locais portuguesas bem como algumas limitações encontradas. São ainda apresentadas pistas para investigações futuras na área da motivação e desempenho na administração pública. Este estudo empírico reveste-se de interesse para a comunidade académica e para a administração autárquica, uma vez que analisa a relação entre a motivação para o serviço público e o desempenho individual, e como esta relação é mediada pela satisfação no trabalho.
Currently, there has been a growing interest in promoting the motivation and performance of civil servants, with a view to improving the productivity, efficiency and quality of public services. The aim of this research is to analyze the impact of motivation for public service on individual performance as perceived by local authority civil servants and to understand the mediating role of job satisfaction in this relationship. To this end, a quantitative methodology was used with the application of a questionnaire survey which was answered by 244 employees of local authorities in the northern region of Portugal, who are in contact with users as part of their duties. Using the data obtained, regression models were estimated using PROCESS macro for SPSS to test the research hypotheses formulated. The results indicated that (1) motivation for public service positively influences the perceived individual performance of local authority employees, (2) motivation for public service positively affects job satisfaction, (3) job satisfaction positively affects perceived individual performance, and (4) job satisfaction partially mediates the causal relationship between motivation for public service and the perceived individual performance of local authority employees. The results obtained are discussed and, subsequently, the most relevant contributions of this research to Portuguese local authorities are presented, as well as some of the limitations found. Clues for future research in the area of motivation and performance in public administration are also presented. This empirical study is of interest to the academic community and to local administration, as it analyzes the relationship between motivation for public service and individual performance, and how this relationship is mediated by job satisfaction.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/93113
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Maria Ines Carvalho Lobo.pdfDissertação de mestrado1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

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