Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/93099

TítuloA influência das relações de amizade na felicidade e bem-estar no trabalho: um estudo na área comercial do setor automóvel
Outro(s) título(s)The influence of friendship relations on happiness and well-being at work: a study in the commercial area of the automotive sector
Autor(es)Pereira, Sara Filipa Sampaio
Orientador(es)Santos, Gina Maria Gaio dos
Palavras-chaveFelicidade no trabalho
Bem-estar no trabalho
Relações de amizade
Setor automóvel
Organizational happiness
Organizational well-being
Friendship relations
Automotive sector
Data18-Jul-2024
Resumo(s)Nos últimos anos existiu um aumento notável do interesse pela felicidade organizacional e pelo bem-estar no trabalho em diversas áreas, contudo os estudos com ressalto no contexto automóvel são insuficientes. Para isso e, tendo em conta, um setor fortemente competitivo e exigente, esta investigação tem como principal objetivo contribuir para o enriquecimento da literatura acerca da influência das relações de amizade naquela que é a felicidade e o bem-estar dos trabalhadores da área comercial do setor automóvel em Portugal. Por meio de uma pesquisa de carácter qualitativa, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a um grupo de 11 entrevistados, de modo a perceber se a amizade influencia o surgimento de sentimentos de felicidade e bem-estar laboral nestes trabalhadores, procurando desta forma responder às questões de partida do presente estudo. Neste sentido, para a análise das perspetivas e considerações dos profissionais, optou-se pela aplicação do método de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o conforto, a segurança e o apoio emocional refletido nos testemunhos desvenda o modo como os amigos transportam inúmeras vantagens para o meio laboral, no sentido de elevar estes sentimentos de felicidade e bem-estar. Neste sentido, os resultados permitiram aferir que, de facto, as relações de amizade, conseguem ter uma grande influência na felicidade e bem-estar laboral. Contudo, em alguns casos, pode trazer desafios que influenciam a dinâmica diária do trabalhador, como também o funcionamento geral da empresa. Os resultados extraídos revelam ainda que apesar dos amigos terem uma influência positiva na felicidade e bem-estar laboral, o mesmo não acontece com a influência dos amigos no seu sucesso individual. Assim, o principal contributo deste estudo traduz-se no facto de este descrever, de forma clara, as experiências dos trabalhadores acerca do impacto que os amigos têm na sua felicidade e bem-estar num contexto fortemente competitivo, oferecendo uma contribuição adicional para a importância destes trabalhadores possuírem instrumentos de comunicação e competências na gestão de conflitos, especialmente em cenários de maior complexidade envolvendo clientes.
There has been a growing interest in organizational happiness in various fields in recent years, but few studies have focused on the automotive sector. Considering the highly competitive and demanding nature of this industry, the main objective of this research is to contribute to the literature on the impact of friendship relations on the happiness and well-being of commercial workers in the automotive sector in Portugal. To achieve this goal, we conducted semi-structured interviews with 11 participants using qualitative research methods. The objective was to investigate the influence of friendships on the happiness and well-being of these individuals and address the core questions of this study. The content analysis method was used to examine the viewpoints and insights of the professionals. The results indicated that the comfort, security and emotional support reflected in the participants reveals how friends bring countless advantages to the work environment, in order to increase these feelings of happiness and well-being. In this sense, the results allowed us to verify that, in fact, friendships can have a great influence on happiness and well-being at work. However, in some cases, it can bring challenges that influence the worker's daily dynamics, as well as the general dynamics of the company. The results also reveal that although friends have a positive influence on happiness and well-being at work, the same does not happen with the influence of friends on individual success. This way, the main contribution of this study is its clear description of the impact that friends have on workers' happiness and well-being in a highly competitive context. It emphasizes the importance of these workers having communication tools and conflict management skills, especially in more complex scenarios involving customers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/93099
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Filipa Sampaio Pereira.pdfDissertação de mestrado712,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID