Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/93090

TítuloO papel da felicidade no desempenho percebido: estudo empírico com os trabalhadores portugueses
Outro(s) título(s)The role of happiness in perceived performance: an empirical study with portuguese workers
Autor(es)Carmo, Adriana Isabel Félix do
Orientador(es)Leite, Regina Maria de Oliveira
Escadas, Marco
Palavras-chaveCaraterísticas de função
Desempenho percebido
Felicidade
Perceção de suporte organizacional e personalidade
Happiness
Job characteristics
Perceived organizational support
Perceived performance
Personality
Data18-Jul-2024
Resumo(s)A relação entre a felicidade e o desempenho é um tema que tem despertado grande interesse junto dos investigadores. A associação entre estes dois fatores, que na maioria dos estudos se revela positiva, é bastante complexa envolvendo vários níveis e dimensões de análise. Nesse contexto, o presente estudo procurou analisar o papel da felicidade no desempenho percebido dos colaboradores, explorando também os efeitos de variáveis como a personalidade dos indivíduos, as características da função e a perceção de suporte organizacional. Para cumprir com o objetivo principal desta investigação foi realizada uma pesquisa quantitativa, que através da aplicação de um questionário maioritariamente respondido por colaboradores de uma empresa multinacional, permitiu a realização desta análise e a obtenção de contributos relevantes nesta explicação. A amostra consistiu em 220 respostas válidas e os dados foram analisados utilizando o SmartPLS4, com a construção de um modelo de equações estruturais, possibilitando o teste das hipóteses do estudo. Os resultados mostraram que a felicidade tem uma influência positiva e significativa no desempenho, explicando cerca de 18% da sua variância. Além disso, verificou-se que, mais do que a personalidade e as características da função, a perceção de suporte organizacional é o fator que mais influencia a felicidade dos colaboradores. Estes resultados destacam a importância de criar contextos de trabalho que promovam a felicidade, dado o seu impacto significativo no desempenho dos colaboradores. Especificamente, as organizações devem procurar melhorar a perceção de suporte organizacional para fomentar uma força de trabalho mais feliz e produtiva. Futuras investigações poderão explorar outros fatores que possam mediar ou moderar esta relação, contribuindo para uma compreensão ainda mais abrangente deste tema.
The relationship between happiness and performance is a topic that has garnered significant interest among researchers. The association between these two factors, which is generally positive in most studies, is quite complex, involving various levels and dimensions of analysis. In this context, the present study aimed to analyze the role of happiness in perceived employee performance, also exploring the effects of variables such as individual personality, job characteristics, and perceived organizational support. To achieve the main objective of this investigation, a quantitative study was conducted. Through the application of a questionnaire, primarily completed by employees of a multinational company, this analysis was carried out, yielding relevant contributions to the explanation of this relationship. The sample consisted of 220 responses, and the data were analyzed using SmartPLS4, constructing a structural equation model, which allowed for the verification of the study's hypotheses. The results showed that happiness has a positive and significant influence on performance, explaining about 18% of its variance. Additionally, it was found that, more than personality and job characteristics, the perception of organizational support is the factor that most influences employee happiness. These results highlight the importance of creating work environments that promote happiness, given its significant impact on employee performance. Specifically, organizations should seek to improve the perception of organizational support to foster a happier and more productive workforce. Future research could explore other factors that might mediate or moderate this relationship, contributing to a more comprehensive understanding of this topic.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/93090
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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