Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92887

TítuloConceções dos professores e futuros professores sobre educação ambiental
Autor(es)Carvalho, Graça S.
Pansera-de-Araujo, Maria Cristina
Tracana, Rosa Branca
Palavras-chaveEducação ambiental
Ecocentrismo
Antropocentrismo
DataJul-2024
EditoraUA Editora
CitaçãoCarvalho, G.S., Pansera-de-Araújo, M.C., Tracana, R.B. (2024) Conceções dos professores e futuros professores sobre educação ambiental. In: Vieira, R.M., Rodrigues, A.V. & Martins, I.P. (Coord.) Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030: Programa completo e resumos do IX Seminário Ibero-Americano CTS e XIII Seminário CTS. Aveiro: UA Editora, p.796-799
Resumo(s)O presente estudo enquadra-se essencialmente em três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (BCSD, s/d): 4 – Educação de qualidade; 14 – Proteger a vida marinha; 15 – Proteger a vida terrestre. O estudo decorreu do âmbito do projeto de investigação Europeu BIOHEAD-CITIZEN (STREP 506015 da prioridade 7 do FP6) intitulado Biologia, Saúde e Educação Ambiental para uma melhor cidadania, em que participaram dezoito países: doze da União Europeia (Portugal - coordenador, Alemanha, Chipre, Estónia, Finlândia, França, Hungria, Itália, Lituânia, Malta, Polónia e Roménia); cinco da África (Argélia, Marrocos, Moçambique, Senegal e Tunísia) e um do Médio Oriente (Líbano). Construiu-se um questionário em inglês no âmbito do projeto BIOHEAD-CITIZEN sobre a problemática da Ecologia e Educação Ambiental. O questionário apresenta 38 questões ambientais e 19 questões pessoais dos respondentes (idade, sexo, formação académica, religião e posição política, …). Após a validação do questionário e sua tradução para o idioma de cada país, estes foram aplicados a professores em serviço e a futuros professores do 1º Ciclo e 3º Ciclo do Ensino Básico ou do Ensino Secundário lecionando disciplinas de Biologia e, para comparação, da Língua nacional de cada país. Em Portugal, o questionário foi aplicado a agrupamentos escolares da zona urbana de Braga. Em relação aos futuros professores, o questionário foi aplicado a estudantes dos últimos anos dos cursos de formação de professores, antes de irem para o estágio final, ou seja, antes de adquirirem experiência no ensino. Em todos os países, cada subamostra de professores ou futuros professores foi de, pelo menos, 50 indivíduos. Constituíram-se, assim, seis subamostras portuguesas: i) Professores em exercício do 1º Ciclo do Ensino Básico; ii) Professores em exercício do 3º Ciclo do Ensino Básico ou do Ensino Secundário que lecionam disciplinas na área da Biologia; iii) Professores em exercício do 3º Ciclo do Ensino Básico ou do Ensino Secundário que lecionam disciplinas de Língua Portuguesa; iv) Futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico; v) Futuros professores do 3º Ciclo do Ensino Básico ou do Ensino Secundário, que venham a lecionar disciplinas na área da Biologia; vi) Futuros professores do 3º Ciclo do Ensino Básico ou do Ensino Secundário que venham a lecionar disciplinas de Língua Portuguesa . Para além da análise descritiva, utilizou-se o método da análise multivariada, a qual permitiu representar as componentes mais estruturadoras das variâncias das respostas dos indivíduos. Esta técnica tem vindo a tornar-se um método corrente para investigar dados complexos que caracterizam os numerosos respondentes, de acordo com muitas variáveis em jogo (Lebart et al., 1995). Para analisar o conjunto das 29 variáveis da Educação Ambiental efetuou-se a análise da componente principal (ACP) que diferencia todos os indivíduos (Lebart et al., 1995), complementada pela análise between groups (Dolédec & Chessel, 1987), que mostra as diferenças entre grupos de conceções, sejam de professores, de religiões, de níveis de habilitações entre outros. Esta última análise (inter-classe) foi complementada por um teste estatístico (teste de randomização de Monte Carlo, Robert & Casella 2004), para se identificarem diferenças significativas entre grupos (Clément, 2007). A nossa amostra consistiu em 368 questionários validados, com uma distribuição equitativa pelas seis subamostras. O conjunto de todos os respondentes da amostra (futuros professores ou em exercício) apresentou uma média de idade de 32,3 anos, em que a média das idades dos futuros professores era de 22,6 ± 0,57 anos, enquanto a daqueles em exercício era de 42 ±1,73 anos. Em todas as subamostras, a maioria dos respondentes eram mulheres (81,5% do total). O teste Student-t mostrou que entre o grupo dos futuros professores e o dos professores em exercício havia diferenças significativas (P<0,005) no que diz respeito à idade, mas não (P>0,005) no que concerne ao sexo. Através da aplicação da análise estatística multivariada (ACM) e da análise de componente principal (ACP) identificámos três tipos de conceções perante o ambiente: i) a conceção ecocêntrica ou de preservação, que privilegia a preservação da natureza e a diversidade das espécies naturais no seu habitat, bem como a sua proteção (Milfont and Duckitt, 2006); ii) a conceção antropocêntrica ou de utilização expressa a noção de que o ser humano tem o direito de se apropriar dos bens da natureza e das espécies serem usadas e alteradas mediante os objetivos humanos (Milfont and Duckitt, 2006); iii) e a conceção sentimentocêntrica, que atribui sentimentos aos seres vivos (Clément et al., 2007; Khalil et al., 2007). Ao analisarmos a dualidade preservação/utilização da natureza, a nossa amostra é claramente a favor da preservação da natureza, defendendo assim, uma conceção ecocêntrica. No que se refere aos resultados sobre a perceção dos OGM, estes demonstraram que, no cômputo geral, a amostra é defensora de uma posição pró-OGM (cerca de 60%). Esta posição vai contra os resultados obtidos num estudo realizado por Demirci (2008), no qual observaram que os professores turcos eram contra os OGM por considerarem que são um risco quer para a saúde quer para o ambiente, e também num estudo de Gaskell e colaboradores (2003), os quais verificaram que a maioria dos países Europeus era contra os OGM. Atendendo aos grupos de lecionação constatámos que os professores e futuros professores da área de Biologia aproximam-se de uma conceção ecocêntrica; os de Língua Portuguesa de uma conceção antropocêntrica e os professores e futuros professores do 1º CEB de uma conceção intermédia. Relativamente aos objetivos da Educação Ambiental, a nossa amostra mostrou-se mais favorável ao “Desenvolvimento de um Comportamento Responsável” em detrimento de “Proporcionar Conhecimento”. Os professores e futuros professores que se posicionam junto de uma posição ecocêntrica são aqueles que mais intervêm na sociedade com vista a mudarem não só os seus próprios comportamentos como os dos seus alunos, enquanto os que se posicionam perto da posição antropocêntrica, deixam para os cientistas a resolução dos problemas desresponsabilizando-se assim do meio que o envolve. Pretende-se, com este estudo, melhorar estes aspetos emergentes, no sentido de reforçar uma sociedade baseada na literacia ambiental e na cidadania.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92887
ISBN978-972-789-928-9
Versão da editorahttps://cts.eventqualia.net/pt/2024/inicio/programa/programa-cientifico/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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