Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92744

TítuloEfetividade de uma política educativa: um estudo sobre os bolsistas da Reitoria do IFRN
Outro(s) título(s)Effectiveness of an educational policy: a study on scholarships from the Rectory Of IFRN
Autor(es)Rodrigues, Caroline do Nascimento
Orientador(es)Palhares, José Augusto
Palavras-chaveAssistência estudantil
Bolsista
Desigualdades
Política educativa
Políticas de afirmação positiva
Student assistance
Scholarship holder
Inequalities
Educational policy
Positive affirmation policies
Data2-Jul-2024
Resumo(s)Dada a relevância da manutenção de políticas públicas educativas que visam democratizar o ensino no Brasil e contribuir para a permanência do aluno, sobretudo os mais vulneráveis, o presente estudo tem como objetivo conhecer e analisar o programa de apoio à formação estudantil dos bolsistas que atuam na reitoria do IFRN, desenvolvido pela Assistência Estudantil, e como ele impacta na vida acadêmica dos discentes. Como fontes de estudos, foram utilizados questionários e entrevistas aplicados aos alunos, ex-alunos e assistente social responsável pelo programa oferecido, além de análises de documentos institucionais. A Assistência Estudantil como Política Social de Direito exprime características históricas e políticas provenientes da expansão de políticas educacionais do ensino no Brasil. Com relação à política desenvolvida no âmbito do IFRN os discentes consideram que ela desempenha significativo papel na permanência destes na instituição para que possam concluir o curso, como também reconhecem que os programas precisam ser ampliados para atenderem a uma parcela de alunos hoje excluída, devido as limitações orçamentárias da instituição.
Given the relevance of maintaining public policies that aim to democratize education in Brazil and contribute to the retention of students, especially the most vulnerable, the present study aims to understand and analyse the student scholarship program for scholarship holders who work in the rectory of the IFRN developed by Student Assistance, and how they impact the academic lives of students. As study sources, interviews were used, applied to students, former students and the social worker responsible for the program offered, in addition to analysis of institutional documents. Student Assistance as a Social Policy of Law expresses historical and political characteristics arising from the expansion of educational policies in Brazil. Regarding the policy developed within the scope of IFRN, students consider that it plays a significant role in their permanence at the institution so that they can complete the course and, they also recognize that the programs need to be expanded to serve a portion of students that are currently excluded, due to account of the institution's budgetary limitations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92744
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Caroline do Nascimento Rodrigues.pdfDissertação de mestrado1,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID