Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92744
Título: | Efetividade de uma política educativa: um estudo sobre os bolsistas da Reitoria do IFRN |
Outro(s) título(s): | Effectiveness of an educational policy: a study on scholarships from the Rectory Of IFRN |
Autor(es): | Rodrigues, Caroline do Nascimento |
Orientador(es): | Palhares, José Augusto |
Palavras-chave: | Assistência estudantil Bolsista Desigualdades Política educativa Políticas de afirmação positiva Student assistance Scholarship holder Inequalities Educational policy Positive affirmation policies |
Data: | 2-Jul-2024 |
Resumo(s): | Dada a relevância da manutenção de políticas públicas educativas que visam democratizar o ensino no
Brasil e contribuir para a permanência do aluno, sobretudo os mais vulneráveis, o presente estudo tem
como objetivo conhecer e analisar o programa de apoio à formação estudantil dos bolsistas que atuam
na reitoria do IFRN, desenvolvido pela Assistência Estudantil, e como ele impacta na vida acadêmica
dos discentes. Como fontes de estudos, foram utilizados questionários e entrevistas aplicados aos
alunos, ex-alunos e assistente social responsável pelo programa oferecido, além de análises de
documentos institucionais. A Assistência Estudantil como Política Social de Direito exprime
características históricas e políticas provenientes da expansão de políticas educacionais do ensino no
Brasil. Com relação à política desenvolvida no âmbito do IFRN os discentes consideram que ela
desempenha significativo papel na permanência destes na instituição para que possam concluir o
curso, como também reconhecem que os programas precisam ser ampliados para atenderem a uma
parcela de alunos hoje excluída, devido as limitações orçamentárias da instituição. Given the relevance of maintaining public policies that aim to democratize education in Brazil and contribute to the retention of students, especially the most vulnerable, the present study aims to understand and analyse the student scholarship program for scholarship holders who work in the rectory of the IFRN developed by Student Assistance, and how they impact the academic lives of students. As study sources, interviews were used, applied to students, former students and the social worker responsible for the program offered, in addition to analysis of institutional documents. Student Assistance as a Social Policy of Law expresses historical and political characteristics arising from the expansion of educational policies in Brazil. Regarding the policy developed within the scope of IFRN, students consider that it plays a significant role in their permanence at the institution so that they can complete the course and, they also recognize that the programs need to be expanded to serve a portion of students that are currently excluded, due to account of the institution's budgetary limitations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92744 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caroline do Nascimento Rodrigues.pdf | Dissertação de mestrado | 1,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons