Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92742
Título: | Avaliação das aprendizagens: um estudo numa escola de 2º ciclo na Guiné-Bissau |
Outro(s) título(s): | Assessment of learning: a study in a 2nd cycle school in Guinea-Bissau |
Autor(es): | Nancassa, Ivanildo da Silva Pinto |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | 2.º ciclo Avaliação das aprendizagens Ciências sociais Djumbai Guiné-Bissau 2nd cycle Guinea-Bissau Learning assessment Social sciences |
Data: | 27-Jun-2024 |
Resumo(s): | A dissertação foca-se em um estudo sobre avaliação das aprendizagens, numa escola de 2.º
ciclo, na Guiné-Bissau, uma instituição evangélica vocacionada para lecionar desde o jardim-de-infância
até ao 12.º ano de escolaridade. O estudo procura compreender as práticas avaliativas na disciplina de
Ciências Sociais, como fator de melhoria do processo de ensino e aprendizagem e a perceção dos
alunos e docentes sobre estas.
A indagação enquadra-se numa abordagem metodológica de natureza qualitativa, opta por uma
recolha de dados recorrendo à entrevista semiestruturada dos professores participantes no estudo e a
uma roda de conversa informal (Djumbai), com as crianças participantes, com o objetivo de
compreender perceções, práticas, potencialidades e constrangimentos contidos nas estratégias de
avaliação das aprendizagens dos alunos.
Da análise dos dados recolhidos no terreno, constatou-se que as práticas de avaliação das
aprendizagens dos alunos do 5.º e 6.º anos da disciplina de Ciências Sociais não se adequam a um
ensino/aprendizagem de qualidade, que deve colocar o aluno no centro desse processo, uma vez que
os resultados alcançados neste estudo destacam três aspetos que, pela sua pertinência, contribuem
substancialmente para o debate. Em primeiro lugar, para os professores, a avaliação é centrada em
provas e exame e, para os alunos, a avaliação é centrada no acompanhamento. Em segundo lugar,
constatou-se que a língua portuguesa constitui um grande constrangimento no processo de ensino e
aprendizagem. Por último, a necessidade de formação dos professores no domínio da avaliação das
aprendizagens.
Conclui-se, da revisão de literatura, que a avaliação das aprendizagens deve centrar-se na
construção, identificação, valorização e aplicação dos conhecimentos dos alunos, visando detetar as
dificuldades e indagar procedimentos para a sua resolução; não deve subordinar-se a uma perspetiva
sumativa de natureza classificatória. A partir deste estudo de caso, apresenta-se uma reflexão
fundamentada sobre as práticas avaliativas a propor para as escolas do país, levando em consideração
os enviesamentos registados no sistema nacional da avaliação das aprendizagens dos alunos na Guiné Bissau. The dissertation focuses on a study on learning assessment, in a 2nd cycle school, in Guinea Bissau, an evangelical institution dedicated to teaching from kindergarten to the 12th year of schooling. The study seeks to understand assessment practices in the Social Sciences discipline, as a factor in improving the teaching and learning process and the perception of students and teachers about them. The inquiry is framed within a methodological approach of a qualitative nature, opting for data collection using semi-structured interviews with teachers participating in the study and an informal conversation circle (Djumbai) with the participating children, with the aim of understanding perceptions, practices, potentialities and constraints contained in student learning assessment strategies. From the analysis of the data collected in the field, it was found that the practices for evaluating the learning of students in the 5th and 6th year of the Social Sciences discipline are not suitable for quality teaching/learning, which must place the student at the center of this process. Given the results achieved in this study, three aspects stand out that, due to their relevance, contribute substantially to the debate. Firstly, for teachers, assessment is focused on tests and exams, and for students’ assessment is focused on monitoring. Secondly, it was found that the Portuguese language constitutes a major constraint in the teaching and learning process. Finally, the need for teacher training in the field of learning assessment. It can be concluded from literature review that the assessment of learning must focus on the construction, identification, valorization and application of students' knowledge, aiming to detect difficulties and investigate procedures for their resolution; it should not be subordinated to a summative perspective of a classificatory nature. Based on this case study, a reflection is presented on the assessment practices to be proposed for the country's schools, taking into account the biases registered in the national system for assessing student learning in Guinea-Bissau. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em em Ciências de Educação (área de especialização em Didática e Supervisão) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92742 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ivanildo da Silva Pinto Nancassa.pdf | Dissertação de mestrado | 683 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons