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https://hdl.handle.net/1822/92627
Título: | Metaverso - onboarding |
Outro(s) título(s): | Metaverse - onboarding |
Autor(es): | Pereira, Ana Carolina Vaz Pinto |
Orientador(es): | Magalhães, Luís Gonzaga Mendes |
Palavras-chave: | Metaverso Gestão de recursos humanos Onboarding Metaverse Human resources management |
Data: | 21-Nov-2023 |
Resumo(s): | Na fase que se seguiu logo após a pandemia do COVID-19 o processo de regresso aos
escritórios da Accenture trouxe consigo algumas mudanças significativas no que toca à
integração de novos funcionários da empresa. O processo de onboarding (integração) de um
newjoiner (novo funcionário) tornou-se maioritariamente remoto e toda a vertente social de
conhecer o ambiente da empresa e ter uma receção mais acolhedora desapareceu. Isto
resultou numa menor orientação dos novos candidatos durante os primeiros dias na empresa
e em desafios na transmissão de informação sobre os procedimentos de receção dos
newjoiners dentro do ambiente físico da Accenture. Assim, de forma a lidar com esta situação,
surgiu uma iniciativa de utilizar o Metaverso como meio de facilitar a integração dos novos
elementos e promover a socialização entre os funcionários da organização.
O projeto consiste na criação de uma digital twin do escritório da Accenture no recente
edifício EXEO LUMNIA, no Oriente, em Lisboa. Esta digital twin foi construída numa cena
dentro do Unity que, seguidamente, foi publicada na plataforma AltspaceVR. Além disso,
utilizou-se um SDK (Software Development Kit) que permitiu desenvolver, em TypeScript,
quatro das tarefas de onboarding a serem realizadas pelos newjoiners: exploração do
escritório, simulações do levantamento do computador e do cartão e a primeira reunião com
os recursos humanos. Esta última teria ligação ao ERP SAP SuccessFactors que não foi
concebida, devido ao surgimento de adversidades que impediram o sucesso do projeto. De
forma a que estas journeys fossem disponibilizadas para todos os elementos, alojou-se a
aplicação numa nuvem dentro do Microsoft Azure.
O sucesso da solução não foi plenamente atingindo devido ao surgimento de uma dificuldade
que impediu o desenvolvimento completo do projeto. No entanto, ainda que este não tenha
corrido de acordo com os planos, o objetivo principal, que passa pela utilidade desta ideia na
integração dos newjoiners e na promoção da comunicação e comunicação entre funcionários,
foi bem conseguido. In the phase immediately following the COVID-19 pandemic, the process of returning to Accenture's offices brought significant changes regarding the integration of new company employees. The onboarding process for a new joiner became predominantly remote, and the social aspect of getting to know the company environment and having a warmer reception largely disappeared. This resulted in less guidance for new candidates during their initial days at the company and challenges in conveying information about the onboarding procedures for new joiners within the physical Accenture environment. Thus, to address this situation, an initiative emerged to use the Metaverse as a means to facilitate the integration of new members and promote socialization among the organization's employees. The project involves creating a digital twin of Accenture's office in the recently built EXEO LUMNIA building in Oriente, Lisbon. This digital twin was constructed within a scene in Unity and subsequently published on the AltspaceVR platform. Additionally, an SDK, based in TypeScript, was used to develop four of the onboarding tasks to be performed by new joiners: exploring the office, simulating computer and card pickup, and the first meeting with the human resources department. This last journey was intended to be connected to SAP SuccessFactors ERP but was not implemented due to unforeseen challenges that hindered the project's success. To make these journeys available to all members, the application was hosted on a cloud within Microsoft Azure. The success of the solution was not fully achieved due to the emergence of a difficulty that prevented the project from being completed as planned. However, even though it did not go according to plan, the main objective, which is the utility of this idea in the integration of new joiners and in promoting communication and interaction among employees, was successfully achieved. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de trabalho de projeto de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92627 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ana Carolina Vaz Pinto Pereira.pdf | Relatório de trabalho | 1,96 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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