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https://hdl.handle.net/1822/92553
Título: | A influência das tendências de mercado na criação de coleções de moda |
Autor(es): | Moreira, Corália Manuela Machado |
Orientador(es): | Guedes, Graça |
Palavras-chave: | Tendências Moda Consumidor Design Design de moda Moda sustentável Designers de moda Trends Fashion Consumer Fashion design Sustainable fashion Fashion designers |
Data: | 2-Mai-2024 |
Resumo(s): | As tendências partem de uma dinâmica do mercado, podendo ser identificadas através de sinais
em situações políticas, sociais, culturais, mudanças económicas, ambientais e entre outros
contextos. Todas estas influências irão prever e adaptar-se ao comportamento que o consumidor
adotará futuramente. A tendência criada no mercado pode ter uma direção, um caminho a seguir,
reflexo do comportamento dos consumidores e de todo um ambiente criado à sua volta, como um
conceito Holístico, mudando assim a direção a seguir, ficando sempre comprometida a aposta
nessas direções que sejam um sucesso, pois podem não ser. O nome tendência no mercado pode
ser como que algo efémero, absorvido pela própria sociedade, ser considerada uma moda
temporária e acabar com alguma brevidade. Baseado na análise de tendências é possível ver que
elas possuem características que as distinguem entre si, existe assim uma escala percetível, como
se dá o seu alcance segundo a abrangência social, transformando-se assim num gerador de
impacto social, um movimento, que é classificado em macrotendências, antes consideradas micro
tendências, chegando como foi referido anteriormente, uma moda temporária. No processo de
revisão de tendências a observação das dinâmicas que envolvem o consumidor é crucial, o mesmo
compreende uma atividade moderna e complexa no qual o estudo profundo das tendências é
fundamental. As marcas e agências de previsões também estão incluídas neste processo. Existe
um contante movimento que engloba uma descentralização e divisão na sociedade atualmente,
tornando desafiante entender as tendências nelas contida e numa constante mudança traduzindo
o seu meio envolvente, e realidades de expressão efémeras e que são fenómenos que não se
podem ignorar, que ao serem analisados, verificando a sua origem e atividade são essenciais no
contexto criativo e empresarial. Trends start from a market dynamic and can be identified through signals in political, social, cultural, economic, environmental changes and among other contexts. All these influences will predict and adapt to the behaviour that the consumer will adopt in the future. The trend created in the market can have a direction, a path to follow, a reflection of the behaviour of consumers and a whole environment created around them, as a holistic concept, thus changing the direction to follow, always being committed to bet on these directions that are a success, because they may not be. The name trend in the market can be like something ephemeral, absorbed by society itself, be considered a temporary fashion and end with some brevity. Based on the analysis of trends it is possible to see that they have characteristics that distinguish them from each other, there is thus a perceptible scale, as its reach is given according to the social scope, thus becoming a generator of social impact, a movement, which is classified into macrotrends, previously considered microtrends, arriving as was mentioned earlier, a temporary fad. In the process of reviewing trends, the observation of the dynamics involving the consumer is crucial, it comprises a modern and complex activity no0 which the in-depth study of trends is fundamental. Brands and forecasting agencies are also included in this process. There is a constant movement that encompasses a decentralization and division in society today, making it challenging to understand the trends contained in them and in a constant change translating their surroundings, and ephemeral realities of expression and that are phenomena that cannot be ignored, that when analysed, verifying their origin and activity are essential in the creative and business context. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92553 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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