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https://hdl.handle.net/1822/92390
Título: | Comunicação para a sustentabilidade: a influência do consumo consciente na comunicação corporativa em tempo Covid-19 |
Outro(s) título(s): | Communication for sustainability: the conscious consumption influence in corporate communication during Covid-19 |
Autor(es): | Rêgo, Sara Isabel Ribeiro Alves |
Orientador(es): | Duarte Melo, Ana |
Palavras-chave: | Comunicação corporativa Comunicação para a sustentabilidade Consumo/consumidor consciente Greenwashing Teoria Institucional Corporate communication Sustainability communication Conscious consumer/consumption Institutional Theory |
Data: | 17-Mai-2024 |
Resumo(s): | Este estudo pretende perceber como o impacto da Covid-19, enquanto contexto menos previsível
com influência no comportamento dos consumidores a nível global, se refletiu na comunicação
corporativa das empresas sobre sustentabilidade. Tomando como ponto de partida o pressuposto da
alteração de comportamento de consumo consciente durante a pandemia, identificado como central pelo
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 – Consumo e Produção Sustentáveis – para atingirmos a
sustentabilidade (estado último do processo de desenvolvimento sustentável), esta investigação pretende
compreender como as empresas, a partir das suas marcas, se posicionaram publicamente através da
sua comunicação. Optou-se por um desenho metodológico distinto (análise de dados em três dos quatro
capítulos principais) e uma metodologia mista, a partir de análise documental e de conteúdo de dados
qualitativos e quantitativos de fontes secundárias significativas e contextualmente relevantes.
As principais conclusões refletem o contributo valioso desta tese para o estudo da comunicação
corporativa sobre o tema da sustentabilidade. Assim, a partir da análise de 35 estudos de mercado,
comprovou-se um aumento do consumo consciente durante a pandemia da Covid-19, nomeadamente
entre as gerações mais jovens. A análise exaustiva de uma amostra significativa de 413 potenciais casos
de greenwashing a nível internacional, vistos como práticas de dissociação organizacionais de
comunicação seletiva, que surgem como tentativas de legitimação das empresas junto dos seus
stakeholders para responder a pressões externas (aumento do consumo consciente), concluiu que houve,
de facto, um aumento destas práticas com um pico em 2021.
Ficaram evidentes, ainda, a dificuldade de comunicação inerente à complexidade do próprio
tema da sustentabilidade e o surgimento da abordagem da Comunicação para a Sustentabilidade como
novo paradigma comunicativo, assente num maior envolvimento e diálogo com as partes, que, embora
promissor, está ainda em fase inicial no nosso país, como verificado pela análise da informação disposta
em 10 websites de empresas nacionais com maior volume de faturação e de particular relevância pelo
seu impacto para a sustentabilidade. This research started with the impact of COVID-19, as a less predictable context with influence on consumer behavior at the global level, and how it reflected in corporate communication about sustainability. Taking as a starting point the changes in conscious consumption behavior during the pandemic, referred to by Sustainable Development Goal 12 – Sustainable Consumption and Production – as a central goal to reach sustainability through sustainable development, this research aim was to understand the reflections of that behavior change in how companies, through their brands, have positioned themselves publicly using external communication. To reach our central goal, we have adopted a distinct methodology and a mixed approach (with data analysis in three of the four chapters), with documental and content analysis of qualitative and quantitative data from contextually relevant and significant secondary sources. The main conclusions are a valuable contribution to the corporate communication field regarding sustainability. Thus, through the analysis of 35 market studies, we have confirmed the rise in conscious consumption during the COVID-19 pandemic, mainly among younger generations. The extensive analysis of 413 potential greenwashing cases at the international level, seen as organizational communicative dissociation measures and used as an attempt to legitimize companies’ work amongst their stakeholders to answer external pressures (such as conscious consumption rising), concluded that it had been an increase of these practices with a peak in 2021. It was also clear the difficulty imposed on communication by the complexity of the sustainability subject itself and the new approach of Sustainability Communication as a new communicative paradigm, based on engagement and dialogue with all the participants that, despite being promising, is still in an initial phase in our country, as per our analysis of the information disclosed on ten corporate websites of Portuguese companies. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92390 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Sara Isabel Ribeiro Alves Rego.pdf | Tese de doutoramento | 4,93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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