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https://hdl.handle.net/1822/92293
Título: | A internacionalização como estratégia de negócio: o caso do Grupo Érre |
Outro(s) título(s): | Internationalisation as a business strategy: the case of Grupo Érre |
Autor(es): | Torres, Matilde Maria Gomes |
Orientador(es): | Ferreira, Carla Cristina Carballo-Cruz, Francisco |
Palavras-chave: | Estratégia de negócio Internacionalização PMEs Setor de atividade Business strategy Internationalisation SMEs Business sector |
Data: | 14-Jun-2024 |
Resumo(s): | O trabalho de investigação apresentado no presente relatório de estágio pretende estudar as etapas
do processo de internacionalização das empresas, procurando compreender a relação entre o produto
ou serviço comercializado e as decisões intrínsecas à estratégia de negócio. Este tema surgiu da
oportunidade de realização de um estágio curricular no Grupo Érre. Para isso, foi desenvolvido um estudo
comparativo entre duas das empresas do grupo, com o objetivo de aferir a influência do produto/serviço
comercializado na estratégia de internacionalização.
A pesquisa qualitativa realizada neste estudo baseou-se na observação direta em contexto de estágio,
bem como na condução de quatro entrevistas semiestruturadas com colaboradores do Grupo Érre. A
diversidade de atividades desenvolvidas ao longo do estágio reforçaram os resultados encontrados, que
destacam a importância de avaliar a compatibilidade dos mercados-alvo e os modos de entrada em
relação às caraterísticas específicas do setor.
Esta pesquisa assume relevância significativa para a compreensão da dinâmica empresarial atual
das PMEs, contribuindo para ultrapassar a problemática inerente à delineação de uma estratégia de
negócio. O presente estudo vem, assim, colmatar a informação limitada relacionada com a contemplação
da área de atividade na formulação da estratégia internacional.
O relatório pretende, deste modo, contribuir para o conhecimento existente do tema e suportar a
relevância da sua aplicação no seio das empresas. The research work presented in this internship report aims to study the stages of the internationalisation process of companies, seeking to understand the relationship between the product or service marketed and the decisions intrinsic to the business strategy. This topic arose from the opportunity to carry out a curricular internship at Grupo Érre. For this purpose, a comparative study was carried out between two of the group's companies, with the aim of gauging the influence of the product/service marketed on the internationalisation strategy. The qualitative research carried out in this study was based on direct observation in the context of the internship, as well as on conducting four semi-structured interviews with employees of Grupo Érre. The diversity of activities carried out throughout the internship reinforced the results found, which highlight the importance of assessing the compatibility of target markets and modes of entry in relation to the specific characteristics of the sector. This research is of significant relevance to understanding the current business dynamics of SMEs, helping to overcome the problems inherent in outlining a business strategy. Therefore, this study fills the gap in the limited information related to the consideration of the area of activity in the formulation of the international strategy. In light of this, the report aims to contribute to existing knowledge on the subject and support the relevance of its application within companies. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92293 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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