Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92292

TítuloLiteracia sonora entre estudantes do 1º e 3º ciclo: um estudo de caso
Outro(s) título(s)Sound literacy among students of the 1st and 3rd school cycles: a case study
Autor(es)Asseiro, Maria Daniela
Orientador(es)Portela, Pedro
Palavras-chaveJovens e crianças
Literacia sonora
Rádio escolar
Som
Teenagers and children
Sound literacy
School radio
Sound
Data23-Mai-2024
Resumo(s)Vive-se, presentemente, num estado social de consumo constante de formatos media. Este estado de consumo, inesgotável e ininterrompível, que proporciona conteúdo diversificado e possivelmente nocivo, exige, progressivamente, que o consumidor se capacite de absorver o conteúdo apresentado de modo crítico e prudente. Encontra-se um método eficaz para se obter esta predisposição crítica: no investimento do desenvolvimento de literacia mediática dos públicos. Na literacia mediática, insere-se a literacia sonora. A literacia sonora, um tópico pouco explorado, é um tema de definição aberta e uma área de estudos que carece de atenção. A desvalorização de uma componente presente na maioria dos produtos mediáticos, poderá fragilizar o consumidor na capacidade que este último tem para selecionar, cuidadosamente, o conteúdo pelo qual se permite informar e influenciar. Deste modo, entende-se a indispensabilidade da literacia sonora, que propõe um desenvolvimento de um conjunto de habilidades que permite a um indivíduo ouvir, interpretar e criar, criticamente, produtos media. Neste projeto de intervenção-ação, a autora explora o tema de literacia sonora, tomando como participantes alguns estudantes do 3º e 1º ciclo de escolaridade que produzem, ativamente, conteúdo sonoro para a sua rádio escolar. O projeto visa a sensibilização dos participantes à vertente sonora, dividindo-se em três fases: diagnóstico, intervenção e avaliação. O estudo que se apresenta pretende observar se a implementação de vários workshops sobre som resultará num aumento dos níveis de literacia sonora nos participantes envolvidos. As atividades realizadas abordam as várias dimensões, qualidades e características do som, aproveitando-se o contexto de produção radiofónica em que estudantes trabalham ativamente, de modo a estudar e estimular o desenvolvimento de literacia sonora nos jovens e nas crianças.
We currently live in a social state of constant consumption of media formats. This inexhaustible and uninterruptible state of consumption, which provides diverse and possibly harmful content, progressively requires consumers to be able to absorb the content presented in a critical and prudent manner. There is an effective method for achieving this critical predisposition: investing in the development of the public's media literacy. Within media literacy, one can find sound literacy. Sound literacy - a scarcely explored topic - is open to definition and a subject that lacks attention. The devaluation of a component present in most media products could weaken the consumer's capacity to carefully select the content through which they allow themselves to be informed and influenced by. In this way, we understand the indispensability of sound literacy, which proposes the development of a set of skills that allows an individual to listen to, interpret and critically create media products. In this intervention-action project, the author explores the topic of sound literacy, taking as participants some 3rd and 1st cycle students that regularly produce content for their school radio. The project aims to raise the participants' awareness of sound and is divided into three phases: diagnosis, intervention and evaluation. This study aims to see whether the implementation of various workshops on sound will result in an increase in the sound literacy levels of the participants involved. The carried out activities address the various dimensions, qualities and characteristics of sound, taking advantage of the context of radio production in which the students actively work, in order to study and stimulate the development of sound literacy in young people and children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTrabalho de projeto de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92292
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Daniela Asseiro.pdfProjeto de mestrado24,45 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID