Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92255

TítuloIdentidades e representações em movimento: um estudo sobre o filme de animação Coco
Autor(es)Nogueira, Helena Tofeti
Orientador(es)Ribeiro, Rita
Macedo, Isabel Moreira
Palavras-chaveIdentidade
Cultura
Identidade cultural
Cinema
Animação
Representação
Pixar
Disney
Identity
Culture
Cultural identity
Animation
Representation
Data30-Abr-2024
Resumo(s)Com a expansão das ideias relacionadas ao consumo, aliadas à interconectividade, velocidade e intensificação dos fluxos migratórios advindos de novas tecnologias e do processo de globalização, uma das preocupações centrais do sujeito contemporâneo está em torno da ideia de identidade e, mais especificamente, da identidade cultural. Não é à toa o crescente número de obras e trabalhos de investigação nas áreas de comunicação, arte e cultura abordando a temática identitária. O cinema, estudado a partir das três áreas citadas, está presente em diversos desses trabalhos, dentro e fora da academia. Longa-metragens, curtas, ficção ou documentários, se fazem presentes em um amplo número de pesquisas relacionando a sétima arte com a questão da identidade. Porém, é bem menos extensa a lista envolvendo filmes de animação, um gênero capaz de alcançar públicos das mais diversas idades. Considerando o cinema de animação como uma importante ferramenta de representação social capaz de dialogar com o contexto em que foi produzido como mídia e expressão artística, esta dissertação buscou compreender como o filme de animação Disney-Pixar Coco (2017) dialoga com os desafios identitários contemporâneos. Para além disso, a partir da análise e interpretação do filme e da análise da recepção de Coco pelo público, através de comentários deixados no IMDB, discutimos o modo como o filme representa a identidade cultural mexicana. Foi possível concluir que Coco (2017) se afasta de representações hegemônicas negativas de mexicanidade e dialoga com acontecimentos e desafios identitários contemporâneos. Constatamos, também, que o filme de animação analisado abre portas para outras tentativas de desconstrução e questionamento dos modos de representação das identidades no cinema, podendo contribuir para introduzir novas perspectivas e narrativas identitárias ao senso comum.
With the expansion of ideas related to consumption, combined with the interconnectivity, speed and intensification of migratory flows resulting from new technologies and the globalization process, one of the central concerns of the contemporary subject is around the idea of identity and, more specifically, cultural identity. It's no wonder that a growing number of works and research projects in the fields of communication, art and culture are addressing the issue of identity. Cinema, studied from the three areas mentioned, is present in several of these works, both inside and outside academia. Feature films, shorts and documentaries are present in a large number of studies relating the seventh art to the issue of identity, but the list involving animated films, a genre capable of reaching audiences of all ages, is much shorter. Considering animated films as an important tool of social representation capable of dialoguing with the context in which it was produced as a media and artistic expression, this dissertation sought to understand how the Disney-Pixar animated film Coco (2017) dialogues with contemporary identity issues and how Mexican cultural identity is represented through the narrative construction of the animation. The chosen animation was analyzed and interpreted, as well as the film's reception by the public through comments left on IMDB. From the entire process of theoretical background, contextualization and analysis, it was possible to conclude that Coco (2017) positively represents Mexican cultural identity, moving away from negative hegemonic representations of Mexicanness and dialoguing with important contemporary identity issues. It was also possible to see that the animated film analyzed opens doors for other attempts at deconstruction and questioning in film productions that can serve to introduce new perspectives and identity narratives to common sense.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92255
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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