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https://hdl.handle.net/1822/92247
Título: | Som como fonte sensorial de perceção |
Outro(s) título(s): | Sound as a sensory source of perception |
Autor(es): | Calçada, Tiago Manuel Barroso |
Orientador(es): | Portela, Pedro Fernandes, Luís António Coelho |
Palavras-chave: | Arte sonora Perceção auditiva Instalação sonora Som nas Media Arts Sound art Auditory perception Sound installation Sound in Media Arts |
Data: | 18-Abr-2024 |
Resumo(s): | No mundo atual, deparamo-nos com a tendência para uma desvalorização crescente da fonte
sensorial a que chamamos som/audição, em virtude de nos encontrarmos constantemente
expostos a uma avalanche de informação de natureza visual, que nos domina os restantes
sentidos. Esta vasta e excessiva quantidade de estímulos visuais tende a invadir, assim, o nosso
campo visual no dia-a-dia, suprimindo, muitas vezes, a nossa capacidade de escolha de forma
inconsciente. Deste modo, neste trabalho de projeto pretende-se demonstrar a importância do
som na nossa perceção da informação e relevar o seu papel como fonte de conhecimento
sensorial, estabelecendo um contraponto em relação ao excesso dos estímulos visuais
supracitados.
Neste trabalho são abordadas diversas questões associadas ao papel do som nas práticas
artísticas contemporâneas, nomeadamente a sua importância e as suas possibilidades no âmbito
artístico, a forma como as produções artísticas que assentam no som são percecionadas pelos
espetadores, quais os impactos dessas obras nas Media Arts e quais as transformações ocorridas
no papel do som e das instalações sonoras no âmbito das Media Arts.
Tendo sempre como premissa relevar o papel importante do som como fonte sensorial de
perceção, este projeto propôs a criação da instalação Pretty Colors, integrada na exposição coletiva
final do Mestrado em Media Arts, que pretendeu levar o espetador a questionar-se sobre todos
estes tópicos, mesmo que de forma inconsciente. Esta instalação assentou na transformação de
uma sala e envolveu um jogo entre projeções, som e silêncio. A nível metodológico, foi aplicado o
método de observação participante, da qual resultaram os registos das reações e experiências
captadas pelos espetadores durante a exibição pública da mesma. Com esta instalação, foi
possível concluir que os visitantes foram capazes de refletir sobre o papel significativo do som
como fonte sensorial de perceção, passível de ser experienciado individualmente e de gerar, por
si só, sensações diferenciadas e multissensoriais. In today’s world, we come across a growing tendency to lose the sensory source we call sound/hearing, this happens because of the avalanche of visual nature that we are constantly exposed to, an avalanche that dominates upon the remaining senses. This vast and excessive number of audiovisual stimuli tends to invade our visual sense in people’s daily lives, unconsciously suppressing our capability of choice. This way, this project intends to demonstrate the importance of sound in our perception of information and reveal its part as a source of sensory knowledge, establishing a counterpoint concerning the excess of visual stimuli aforementioned. This essay approaches a diversity of questions related to the role of Sound in contemporary artistic practice, namely its importance and its possibilities in the artistic scope, the way artistic pieces based on sound are perceived by spectators, which is the impact of this works of art in the Media Arts and which are the transformations of the role of Sound, and sound installations in the scope of Media arts. Always having as a premise to highlight the important role of sound, as a sensory source of perception, this project proposed the creation of the artistic installation Pretty Colors part of the final exhibition of the master’s degree in media arts, which intended to lead the spectator to question itself about these topics, even if in an unconscious way. This installation was based on the transformation of a room that included a game of visual projections, sound, and silence. The participant observation method was applied at the methodological level, resulting in the registration of reactions and experiences recorded by the spectators during the public exhibition. With this installation, it was possible to conclude that the visitors could reflect on the significant role of sound as a source of perception, that can be experienced individually and generate, by itself, different and multisensorial sensations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Trabalho de projeto de mestrado em Media Arts |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92247 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tiago Manuel Barroso Calcada.pdf | Projeto de mestrado | 12,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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