Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92237

TítuloDataViz: aplicativo em R Shiny para escolha eficiente de visualizações de dados
Autor(es)Ferreira, Raquel Rossi
Orientador(es)Iriarte Sanromán, Álvaro
Palavras-chaveVisualização de dados
Estatística
Ciências Humanas
Humanidades Digitais
Data visualization
Statistics
Human Sciences
Digital Humanities
Data11-Jun-2024
Resumo(s)A análise e interpretação de informações quantitativas são fundamentais para a tomada de decisões, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. A apresentação de tabelas, gráficos e diagramas é uma prática cotidiana nos meios de comunicação, nas universidades, nos negócios, na administração, na saúde, etc. A Estatística é um componente comum na estrutura curricular da maioria dos cursos de graduação, exceto nos cursos de humanidades, sendo essencial na formação de novos profissionais em qualquer campo de estudo. A importância da aplicação correta da Estatística pode ser observada, por exemplo, através da grande quantidade de equívocos presentes em pesquisas e artigos científicos na área da saúde (Karadeniz et al., 2019). Uma das possíveis razões para tais problemas reside na dificuldade dos estudantes em reconhecer a relevância das disciplinas associadas à Estatística em seus campos de atuação. Isso ocorre juntamente com atitudes negativas em relação à disciplina, deficiências na base matemática dos estudantes, ênfase excessiva nos cálculos e falta de aplicação e prática durante o curso de graduação (Cazorla, 2015). Portanto, é necessário estabelecer uma comunicação mais eficaz entre teoria e prática para melhorar o processo de aprendizagem. Assim, a adoção de métodos pedagógicos eficazes torna-se essencial para capacitar o aluno a ser um agente ativo na sua própria educação (Costa et al., 2019). Atualmente, também nas ciências humanas é imprescindível ter algumas noções básicas de Estatística e saber configurar gráficos adequados, daí a importância de implementar na oferta educativa (de 1º, 2º e 3º ciclo) unidades curriculares, seminários ou workshops sobre métodos de investigação em ciências humanas e sociais, onde os métodos quantitativos ou mistos deverão ter uma relevância particular, permitindo ultrapassar análises baseadas em meras intuições subjetivas. As máquinas vão permitir-nos fundamentar, apoiar em corpora e em dados, as nossas intuições subjetivas. O uso da tecnologia possibilita a criação de materiaisinterativos que integram hipertextos, aplicações multimídia, simulações e outros recursos, os quais os estudantes acessam dentro de um contexto que poderia ser descrito como uma atitude de aprendizagem ativa. Velleman e Moore (1996) enfatizam que as tecnologias podem ser empregadas não apenas para simplificar a aplicação de ferramentas estatísticas, mas também no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem da disciplina.
The analysis and interpretation of quantitative information are fundamental for decision-making, both professionally and personally. The presentation of tables, graphs and diagrams is an everyday practice in the media, universities, business, administration, healthcare, etc. Statistics is a common component in the curricular structure of most undergraduate courses, except for humanities courses, and is essential in the training of new professionals in any field of study. The importance of correctly applying Statistics can be observed, for example, through the large number of mistakes present in research and scientific articles in the area of health (Karadeniz et al., 2019). One of the possible reasons for such problems lies in the difficulty students have in recognizing the relevance of disciplines associated with Statistics in their fields of activity. This occurs along with negative attitudes towards the discipline, deficiencies in students' mathematical base, excessive emphasis on calculations and lack of application and practice during the undergraduate course (Cazorla, 2015). Therefore, it is necessary to establish more effective communication between theory and practice to improve the learning process. The choice of effective pedagogical methods becomes essential to enable students to be active agents in their own education (Costa et al., 2019). Currently, also in the human sciences it is essential to have some basic notions of Statistics and know how to configure appropriate graphs, hence the importance of implementing in the educational offer (1st, 2nd and 3rd cycle) curricular units, seminars or workshops on research methods in human sciences and social, where quantitative or mixed methods should have particular relevance, allowing analyzes based on mere subjective intuitions to be overcome. Machines will allow us to substantiate, support our subjective intuitions with corpora and data. The use of technology enables the creation of interactive materials that integrate hypertexts, multimedia applications, simulations and other resources, which students access within a context that could be described as an active learning attitude. Velleman and Moore (1996) emphasize that technologies can be used not only to simplify the application of statistical tools, but also to improve the teaching and learning process of the subject.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Humanidades Digitais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92237
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

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